Quando melhoramos a comunicação com o Doente estamos também a melhorar a Segurança do Doente, e são muitas as formas que podemos usar para melhorar essa comunicação.
Ao fazê-lo, não devemos esquecer que relativamente ao nível da literacia em saúde no âmbito da promoção da saúde, 51% da população (...) apresenta um nível de literacia entre o problemático e o inadequado (Fonte: ILS-PT, 2014, CIES-IUL/Fundação Calouste Gulbenkian e HLS-EU Consortium (2012)).
Assim, é importante escolher múltiplas formas de comunicação para conseguirmos atingir o nosso objetivo - Comunicar eficazmente com o Doente.
A comunicação vertical continua a ter uma expressão importante na forma como comunicamos com os doentes nas instituições de saúde.
Hoje partilho a forma como, no Serviço de Consultas Externas do Centro Hospitalar de Setúbal, Hospital de São Bernardo, transformámos uma parede com informação estática, num mural que permite grande mobilidade da informação sem qualquer esforço.
Começámos com uma parede, junto do principal ponto de passagem do serviço, em que a informação estava "literalmente aparafusada à parede".
Digamos que no mínimo era "difícil" de renovar.
Convidamos a responsável pelo Gabinete de Comunicação do CHS (Dr.ª Sónia Silva) para discutir uma ideia:
- Como transformar esta parede (por onde passam todos os doentes que tem uma consulta no hospital) num ponto de informação apelativo e fácil de renovar?
O resultado:
Um quadro acrílico com bolsas em acrílico de tamanho A4 e A3 de fácil substituição.
E este foi o resultado final.
Podemos divulgar informação institucional ou por diferentes temáticas.
Podemos divulgar informação centrada num único tema ou dia específico.
O limite será a nossa imaginação.
O que achas desta ideia?
Que formas de comunicação utilizas para comunicar com os teus doentes?
Que informações sugeres que sejam colocadas neste espaço?
Adorava saber as tuas sugestões.
UM DIA SERÁS TU O DOENTE!
#segurancadodoente
Olá
ResponderEliminarExcelente ideia.
Entendo que é importante levar os doentes até essa informação para que dela possam ter conhecimento
Provavelmente, uma das estratégias será atualizá-la com frequeência e alterar a ordem dos cartazes para despertar a atenção de quem passa.
Não basta mostrar...o importante é Comunicar....tornar comum.
Obrigado e parabéns pela ideia.
Augusto
Caro Amigo Augusto.
EliminarObrigado pelo teu comentário, e podes levar a ideia à vontade.
Abraço.
Excelente ideia, parabéns 👌🌈
ResponderEliminarParabéns! Não apenas por este exercício em equipe, de tornar a informação mais disponível, mas por todo um trabalho pessoal e colectivo que o Fernando desenvolve, nesta área da Segurança do Doente, e que nos envolve e motiva, mesmo a quem não está diretamente ligado á temática (estaremos todos).
ResponderEliminarComo contributo para o post, é importante a forma como se disponibiliza (canal) a informação mas mais importante é como a comunicamos (linguagem).
Abraço