quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Vídeo do CDC - Stop the Spread of Antibiotic Resistance

O CDC lançou recentemente um vídeo que demonstra como os microorganismos resistentes a antibióticos se espalham entre diferentes unidades de saúde, incluindo aquelas que possuem programas de controlo de infecção e administração de antibióticos.

O vídeo "CDC Vital Signs: Stop the Spread of Antibiotic Resistance," destaca também uma abordagem coordenada para reduzir os microorganismos e as infecções.

De acordo com o mais recente modelo matemático do CDC, é esperado que o número de infecções resistentes aos antibióticos, incluindo infecções por Clostridium difficile, venham a aumentar se não forem implementadas de imediato em todo o país (EUA) melhorias no controlo de infecção e na prescrição de antibióticos. A pesquisa descobriu que uma resposta coordenada poderia reduzir as infecções em 74% em cinco anos.

Claro que tudo isto só pode ser alcançado se houver uma colaboração honesta e franca entre as diferentes instituições de saúde e de apoio social.

Este é o caminho que Portugal está a tentar seguir e implementar.

Perguntas para reflectir:

  • Quais as medidas implementadas na minha Instituição para garantir que a informação relativa a microorganismos resistentes a antibióticos é transmitida a outras Instituições quando o Doente é transferido ou tem alta?
  • Quando um doente é transferido para a minha instituição, recebemos essa informação?


1 comentário:

  1. Olá
    Toca-se num ponto essencial no que ao doente diz respeito...Nota de Alta, Resumo de Alta ou o que lhe queiram chamar.
    Existem em todas as Unidades de Saúde?
    Qual a qualidade da sua Informação?
    Qual o seu circuito?
    ____________
    Há vontade para mudar/melhorar, ou continuaremos fechados na nossa concha de que somos bons/temos já demasiado trabalho?
    ....
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar