O CDC lançou recentemente um vídeo que demonstra como os microorganismos resistentes a antibióticos se espalham entre diferentes unidades de saúde, incluindo aquelas que possuem programas de controlo de infecção e administração de antibióticos.
O vídeo "CDC Vital Signs: Stop the Spread of Antibiotic Resistance," destaca também uma abordagem coordenada para reduzir os microorganismos e as infecções.
De acordo com o mais recente modelo matemático do CDC, é esperado que o número de infecções resistentes aos antibióticos, incluindo infecções por Clostridium difficile, venham a aumentar se não forem implementadas de imediato em todo o país (EUA) melhorias no controlo de infecção e na prescrição de antibióticos. A pesquisa descobriu que uma resposta coordenada poderia reduzir as infecções em 74% em cinco anos.
Claro que tudo isto só pode ser alcançado se houver uma colaboração honesta e franca entre as diferentes instituições de saúde e de apoio social.
Este é o caminho que Portugal está a tentar seguir e implementar.
Perguntas para reflectir:
- Quais as medidas implementadas na minha Instituição para garantir que a informação relativa a microorganismos resistentes a antibióticos é transmitida a outras Instituições quando o Doente é transferido ou tem alta?
- Quando um doente é transferido para a minha instituição, recebemos essa informação?
Olá
ResponderEliminarToca-se num ponto essencial no que ao doente diz respeito...Nota de Alta, Resumo de Alta ou o que lhe queiram chamar.
Existem em todas as Unidades de Saúde?
Qual a qualidade da sua Informação?
Qual o seu circuito?
____________
Há vontade para mudar/melhorar, ou continuaremos fechados na nossa concha de que somos bons/temos já demasiado trabalho?
....
Cumprs
Augusto