Não pude deixar de pensar numa analogia:
- E se fizéssemos o mesmo com equipamento semelhante, nos Serviços de Saúde, sobre a Segurança do Doente?
- Qual seria a maioria das respostas? Haverá literacia suficiente?
- Que implicações para os Serviços, Profissionais e todo o Sistema?
Seria algo assim:
Fernando Barroso
UM DIA SERÁS TU O DOENTE!
#umdiaserastuodoente
Esta é a foto original |
Olá
ResponderEliminarNão sei se os «nossos doentes» estão preparados/têm Literacia suficiente para «saber» responder a questões deste tipo.
Eu acredito que não estão.... ainda; daí o trabalho que a DGS está a desenvolver em conjunto com uma série de hospitais.
Cumprs
Augusto
É isso mesmo Augusto.
EliminarEu arriscava até a dizer que existem profissionais que também não estão preparados.
Temos mesmo um longo caminho a percorrer.
Abraço
Sem sombra de duvida que o trabalho tem que começar na promoção da literacia nos profissionais. Se estes não souberem adequar recursos e linguagem aos utentes que têm à frente, é fácil dizer que o doente não tem literacia (são dados enganadores). As pessoas têm que se convencer que enquanto emissores da informação não podem recorrer a termos técnicos e depois afirmar que o doente não percebe...é um erro grasso da literacia em saúde.
EliminarConcordo. O caminho é bem longo mas, penso q concordas que so se faz caminhando. E caminhando aqui, é ir em frente deixando de lado algumas crenças não desajustadas em relação à área da saúde mas que, por vezes sinto que nos impedem de avançar com a rapidez que é urgente numa área tão critica.
ResponderEliminarAssim, porque não avançar com a ideia do teu equipamento adaptado. Penso apenas que se teria que "operacionalizar" a ideia de segurança, referindo algo "concreto" , por forma a diminuir a subjectividade do tema. Teria-se talvez menos informação, em sentido lato mas, beneficiaria-se com o manancial de percepções sobre algo no âmbito da segurança ... e há tanta aspeto major p questionar. Nem q fosse uma questão apenas. E assim, se trabalharia tb para a literacia.