Chegámos àquela altura do ano em que é importante divulgar um resumo do nosso trabalho.
- Afinal o que foi feito durante o ano que agora terminou?
O Feedback é muito importante! É por isso que eu gostava de mostrar-te como é que eu faço neste pequeno vídeo de 6 minutos…
Podes encontrar um “modelo” do relatório referido no video e fazer o download aqui
Adorava saber a tua opinião sobre este assunto. Quais são os teus comentários ou sugestões?
Se gostaste desta informação partilha com os teus Amigos.
Até à próxima e vamos lá concluir o nosso ano em grande.
Olá
ResponderEliminarTambém ando «ás voltas» com os «meus» relatórios e que são bem mais profusos em termos de informação.
Resta saber se alguém a lê.....
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Sugestões:
*«Tratar» a informação constante nas Reclamações dos Doentes que têm Rsco Clínico associado;
*Comparar número de notificações com número de internamentos ou dias de internamento;
*Eventualmente «tratar» a informação por Serviço notificante.
Cumprs
Augusto
Excelentes sugestões Augusto.
ResponderEliminarNa verdade também efetuamos a análise da forma que sugeres. O modelo apresentado é a forma como "tentamos" garantir que a informação (mínima/essencial) chega ao máximo de profissionais e Superiores Hierárquicos possível.
O tratamento por serviço é um pouco mais minuciosa, mas respeita também os princípios da simplicidade.
Grande Abraço e obrigado pelos teus contributos.
Olá
ResponderEliminarÉ como dizes...o difícil mesmo é seleccionar a informação que, nos outros, tem potencial para ser transformada em conhecimento....
Cumprs
Augusto
Concordo com a explicação .... você tem que torná-lo fácil ....
ResponderEliminarEu tenho uma pergunta: a forma de recolher as notificações? têm uma plataforma que lhes permite comunicar e gerenciar incidentes?
nossa empresa tem uma plataforma de nuvem que pode facilitar muito essa gestão
Olá Gonzalo Carreño.
EliminarEfectivamente o Centro Hospitalar de Setúbal possui um Sistema de Notificação de Incidentes (clínicos e não clínicos). O Sistema tem uma componente em papel mas mais de 95% das notificações já são efectuadas on-line.
A gestão e análise dos incidentes é efectuada em "back-Office", e toda a comunicação está baseada na plataforma interna de email da instituição.
O Sistema foi todo desenvolvido internamente
Olá
EliminarUm destes dias, em conversa com um colega ele dizia-me:
«Sabes, para a Direção de um hospital é muito bonito ter um Sistema de Notificação de Incidentes. O problema é quando esse Sistema começa a mostrar as feridas da Instituição. Daqui até ás pressões é um instante....»
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Dá que pensar....
Cumprs
Augusto
Compreendo o que dizes Augusto. Esse tipo de intervenção apenas demonstra o desconhecimento das metodologias e da filosofia da "Segurança do Doente" por parte de muitos responsáveis.
EliminarPor mim apenas posso testemunhar que me sinto um privilegiado pela forma com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal tem encarado toda esta metodologia.
Todos temos aprendido e evoluído em conjunto. Nem sempre somos perfeitos, mas quem é?
Quanto às pressões, a reação de quem as recebe deve ser ponderada, mas nunca deve abdicar dos princípios que já referi. "Aprendizagem com os Erros", "Não Punição", "Correção do SISTEMA", "Mudança", "O Doente como o foco de atenção" e podia continuar por "aqui a fora..."
Grande Abraço.
Concordo com o Fernando também acrescentar que um dos elementos fundamentais dos princípios de gestão da segurança dos doentes é o verdadeiro compromisso da alta administração do ponto de vista de oferecer os recursos necessários e ser quem dar o primeiro exemplo a observância destes princípios ... o que para mim em primeiro lugar e acima de tudo é ser um "sistema não punitivo baseado na aprendizagem e melhoria contínua" e com ferramentas tecnológicas que facilitam a comunicação, gestão e feedback aos profissionais
EliminarSe parece apropriado posso mostrar-lhes uma ferramenta que atenda a esses princípios
um abraço
Gonzalo
Caro Gonzalo, os contributos são sempre importantes.
EliminarSe achar conveniente, pode colocar aqui uma pequena informação e um link que direcione os utilizadores para a informação que achar conveniente prestar.
Olá
EliminarVou dizer ao meu amigo que passe por aqui, talvez ele comprenda que, algumas vezes, uma andorinha pode fazer a Primavera....basta continuar a querer voar!
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Sistema não punitivo......claro que sim, mas.....como se gerem as más práticas que originam dolo sério ao doente...?
Cumprs
Augusto
Cumprs
Augusto
Bem, esta questão vai "obrigar-me" a escrever um post sobre o assunto já que uma resposta não pode ser dada em poucas linhas.
EliminarDa mesma forma que advogo a não punição para as situações com base em falhas sistémicas, também advogo a responsabilização para os casos de negligência e para os casos mais comuns de "não quero saber nem me interessa e em mim ninguém manda!".
Mas atenção, nestes últimos casos é importante que as hierarquias assumam as suas responsabilidades (o que raramente ocorre), isto porque um Sistema de Notificação de Incidentes não pode NUNCA ser envolvido em questões disciplinares.
Olá
ResponderEliminarObviamente de acordo
Ficámos então a aguardar esse post para relançar esta discussão.
Cumprs
Augusto