SISTEMA DE
NOTIFICAÇÃO DE INCIDENTES
ORGANIZAÇÃO
DE UMA ESTRUTURA INTERNA DE TRABALHO
Pode fazer o Download em PDF no final do Artigo.
Os Serviços de saúde e os seus Profissionais
compreendem, de forma cada vez mais abrangente, a importância crucial da
implementação de sistemas que permitam a notificação (voluntária e
confidencial) dos incidentes e eventos adversos que ocorrem nas Instituições,
permitindo desta forma a posterior aprendizagem e reformulação dos sistemas de
trabalho que suportam a prestação de cuidados.
O Movimento Patient Safety
(Segurança do Doente) foi colocado em marcha a nível mundial. Os Doentes
possuem cada vez mais informação pelo que caminhamos para um momento em que os
próprios Doentes e a Sociedade em geral exigirá que se tomem medidas concretas
para que essa segurança seja efectivamente uma realidade.
Todos os estados membros estão empenhados na implementação de
medidas concretas (RECOMENDAÇÃO DO CONSELHO DA UNIÃO
EUROPEIA de 9 de Junho
de 2009 sobre a segurança dos pacientes, incluindo a prevenção e o controlo
de infecções associadas aos cuidados de saúde) e Portugal
não é excepção.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), no seu documento WHO
Draft Guidelines for Adverse Event Reporting and Learning Systems, from
information to action, 2005,cuja leitura e estudo aqui se recomenda, identifica no
capitulo 6 as Características de um
Sistema de Notificação de Sucesso, e que são:
·
Não Punitivo –
Esta é a
característica mais importante. Quem notifica não deve ter medo de ser
punido, ou que outros o sejam.· Confidencial - A identificação do trabalhador, do doente e da instituição não são revelados.
· Independente - O sistema de notificação é independente da autoridade com poder disciplinar.
· Análise por “especialistas” - Os incidentes são analisados por especialista que compreendem as circunstâncias clinicas e que estão treinados para reconhecer as causas sistémicas.
· Oportuno - O incidente é rapidamente analisado e as suas conclusões rapidamente divulgadas.
· Orientado para o Sistema - As recomendações focam-se nas mudanças do sistema, processos ou produtos, e não no desempenho individual.
· Reactivo - Quem recebe os relatórios tem capacidade para os divulgar e implementar as suas recomendações.
Tendo em mente estas características, podemos colocar duas
questões:
Como implementar, de raiz, um Sistema de Notificação de Incidentes
(SNI)?Qual a Estrutura de Suporte necessária para o seu funcionamento?
São estas duas questões que, de forma sumária, pretendemos
responder com este artigo, ao longo do qual utilizaremos a terminologia da Classificação Internacional para a
Segurança do Doente.
Os principais passos para conseguir implementar uma Estrutura Responsável
pela Gestão de um Sistema de Notificação de Incidentes são:
a)
Obter
o Apoio da Gestão de Topo;b) Equipa Credível e Motivada;
c) Documentos de Orientação/Suporte ao SNI;
d) Ferramentas e Instrumentos de Apoio;
e) Retorno da Informação;
f) Outros Aspectos a Considerar.
O envolvimento e suporte da Gestão de Topo garantem que
o projecto de implementação de um SNI terá maiores hipóteses de concretização.
EQUIPA
CREDÍVEL E MOTIVADA.
Esta é, talvez, a característica diferenciadora entre
um sistema eficiente com potencial de crescimento e uma mera tentativa
certamente destinada ao fracasso.
A equipa deverá ser multidisciplinar e estar motivada
para a resolução das falhas latentes do sistema (James Reason).
Todos os elementos da equipa devem empenhar-se na
tarefa de estudar continuamente a melhor forma de gerir um SNI e de garantir a
análise dos incidentes notificados.
Os elementos da equipa devem ser, tanto quanto
possível, profissionais com elevado reconhecimento pelos seus pares.
Temos de reconhecer, desde o início, que a equipa irá trabalhar, na maioria das
situações, com informação sensível (para os Profissionais e para a Instituição)
e que a negociação dos planos de acção a implementar e a sua necessária concretização
irão envolver processos de mudança, nem sempre fáceis de implementar e de
aceitar por todas as partes interessadas.
O objectivo é garantir a Pessoa certa para o
local/função certa.
DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO/SUPORTE
AO SNI
A Equipa constituída terá de definir, com a maior
abrangência possível, a sua forma de actuação, competências e limites.
É fundamental elaborar um Regulamento Interno
que contenha não só os seus princípios de actuação, mas que também defina e
explicite todos os aspectos funcionais e de relacionamento (interno,
institucional e externo) deste grupo de trabalho.
A comunicação, entre todos os atores de um SNI (Profissional
que notifica, Equipa de Gestão do SNI, Responsáveis dos Serviços, Gestão de
Topo) será uma área sensível desde o primeiro momento.
Depois de aprovado pela Gestão de Topo, toda esta
informação deve ser disponibilizada de forma livre (através da Intranet,
Circular Interna, etc.) a todos os profissionais da instituição. O objectivo é
fazer da transparência dos processos
um marco característico do SNI, factor que contribui substancialmente para a
própria credibilidade de todo o sistema.
Alguns exemplos de documentação de apoio são:
·
Regulamento Interno;· Documento de Descrição de Funções (dos seus elementos);
· Procedimentos, Normas ou Ordens de Trabalho;
· Fluxogramas de Decisão.
FERRAMENTAS
E INSTRUMENTOS DE APOIO
Peça fundamental num SNI, o Formulário de Notificação, deve ser pensado e criado respeitando
os princípios de confidencialidade e de responsabilidade mútua por parte de
todos os envolvidos no processo.
Existem opiniões divergentes (e ambas com argumentos
válidos) quanto à necessidade de permitir o anonimato de quem notifica. Não
farei aqui a defesa de qualquer uma das opções uma vez que o artigo se
posiciona ao nível local. Ao nível Nacional, a opção será ser sempre a do
anonimato do notificador.
Existem alternativas comerciais que podem ser parametrizadas
(até certo ponto), mas nada impede cada instituição de criar (de raiz e com um
custo reduzido) um formulário de relato de incidentes (em papel e “on-line”)
utilizando apenas o programa WORD© e um programa de correio
electrónico (institucional ou não).
Existem alguns exemplos a nível nacional, constituindo
o Sistema de Notificação de Incidentes do Centro Hospitalar de Setúbal E.P.E. um
exemplo bem-sucedido dessa opção.
Para gerir toda a informação, é necessário ainda a
criação de uma Base de Dados.
Também esta ferramenta pode ser desenvolvida na instituição (para tal basta ter
acesso ao programa EXCEL© e alguns conhecimentos básicos sobre o
programa). Esta será uma plataforma útil e indispensável para a gestão de toda
a informação que o formulário de notificação vai começar a produzir, permitindo
a agregação da informação e o seu tratamento estatístico.
Quer o Formulário de Notificação quer a Base de Dados
devem ser construídos respeitando a terminologia da Classificação
Internacional para a Segurança do Doente. Só com uma
linguagem comum poderemos num futuro próximo, comparar os dados obtidos nas
Instituições Nacionais, e desta forma obter um conhecimento real do perfil de
incidentes que ocorrem em Portugal.
Para cada incidente notificado, a Equipa, com o
envolvimento dos Responsáveis dos Serviços, terá de desenvolver uma análise do
incidente, dos seus factores contribuintes, e das causas raiz que lhe deram
origem.
Para o conseguir a Equipa deve optar por padronizar o
registo da informação num documento –p. ex. Folha de Análise do Incidente.
O grande objectivo desta análise (e se quisermos de
todo o SNI) é utilizar a informação obtida, não como um instrumento de punição,
o que eliminaria qualquer hipótese de sucesso do sistema, mas como uma fonte de
informação para a identificação das falhas latentes do sistema, permitindo a
elaboração de um plano de acção com acções de melhoria que impeçam a repetição
do incidente ou, caso este se repita, que as consequências para o
Doente/Instituição/Profissionais sejam as menores possíveis.
Este é um processo de melhoria continua, sempre em
evolução, aprendizagem e crescimento.
RETORNO DA INFORMAÇÃO
Qualquer SNI que não proceda à divulgação regular dos
resultados das análises aos incidentes que efectua, é um sistema que tem
grandes hipóteses de fracassar.
Divulgar os resultados das análises efectuadas e das
medidas de melhoria alcançadas vai aumentar a confiança no SNI e potenciar o
seu crescimento. O feedback é crucial
para o sucesso do SNI.
Assim, e após conclusão do processo de análise,
documentado na Folha de Análise do Incidente, o seu resultado deve ser
transmitido aos responsáveis do Serviço onde o mesmo ocorreu, bem como àqueles
que tenham interesse/influência na implementação do Plano de Acção
estabelecido.
Os destinatários dessa informação são (podem variar
conforme a natureza do incidente):
·
Director de Serviço, Enfermeiro Chefe (ou Técnico
Responsável) e Gestor de Risco Clínico Local
o
do Serviço onde o incidente ocorreu.o de outros Serviços envolvidos no incidente.
· Diretor/Responsável de Serviços de apoio, conforme aplicável (p.ex. Serviço de Instalações e Equipamentos; Aprovisionamento, Serviços Farmacêuticos, etc.)
Aquando do envio da informação deve ainda estar
definido de que forma é informada a Gestão de Topo, assim como a partilha da
informação por todos os elementos da Equipa da Gestão do SNI.
A utilização do correio
eletrónico revela-se uma ferramenta ideal para esta comunicação uma
vez que permite anexar a Folha de
Análise do Incidente e identificar claramente os destinatários principais, e aqueles a quem se pretende
apenas dar “conhecimento - CC”,
permitindo ainda colocar destinatários em “BCC
– confidenciais”, como por exemplo a totalidade da Equipa de Gestão do
SNI, para que todos tenham um conhecimento profundo de toda a atividade do
grupo.
·
FOLLOW-UP
DA IMPLEMENTAÇÃO DOS PLANOS DE ACÇÃO – Este objetivo pode ser
conseguido com a realização de reuniões de caracter anual com os Serviços, onde
são auditados os Planos de Acão enviados para concretização no ano ou semestre
anterior.
·
ALERTAS DE
SEGURANÇA – Existem incidentes que, pela sua importância e abrangência, incluem
informação que deve ser partilhada de forma transversal por toda a Instituição.
Uma vez que não seria ético divulgar a todos os Serviços a Folha de Análise do Incidente, a Equipa de Gestão do SNI
pode criar um Alerta individual, com informação pertinente, e sem
identificar o Serviço ou os envolvidos, alertar todos os Serviços/Profissionais
para as situações que possam constituir risco para Doentes e
Profissionais/Instituição (p.ex.: Alerta sobre Dispositivo Médico com defeito;
Alerta sobre Procedimento específico; etc.).
·
RELATÓRIOS
PERIÓDICOS – Como já foi referido, o retorno e divulgação da informação é
fundamental. A Equipa de Gestão do SNI deve esforçar-se para fazer da
divulgação de dados estatísticos produzidos pelo SNI um hábito, por exemplo,
através de uma newsletter
trimestral (de preferência apenas uma folha A4), cuja informação pode ser
extraída diretamente da Base de Dados, caso esta tenha sido construída com
essa funcionalidade.
·
FORMAÇÃO
EM SERVIÇO DOS ELOS DE LIGAÇÃO – A Equipa de Gestão do SNI terá enorme
responsabilidade na formação dos seus elos de ligação nos Serviços (o nome pode
variar, p. ex. Gestor de Risco Local). Fazer da formação contínua um
hábito, revela-se compensador, de forma exponencial, a curto/médio prazo. A
formação contínua cria ainda uma dinâmica de pertença e partilha de
experiencias, importante para o crescimento coletivo.
·
AUDITORIAS – A
Auditoria é uma metodologia fundamental no crescimento das Instituições. A “Auditoria Clínica é um
processo de melhoria contínua, que visa a análise sistemática e crítica da
qualidade de cuidados de saúde, incluindo o diagnóstico, tratamento, utilização
de recursos, o resultado final e a repercussão na qualidade de vida do
doente.” A Equipa de Gestão do SNI terá de assumir a implementação de
Auditorias Clinicas aos seus processos internos, e à atuação dos Serviços
Clínicos da Instituição no âmbito da Segurança do Doente.
·
ARTICULAÇÃO
COM OUTROS GRUPOS E COMISSÕES – A colaboração com outros Grupos e
Comissões já existentes ou que venham a ser criados será fundamental. Não se
trata de absorver competências, mas de estabelecer importantes vias de
comunicação e colaboração para um bem maior – A Segurança do Doente –
utilizando o que de melhor cada um possui.
CONCLUSÃO
Implementar um Sistema de Notificação de Incidentes não
é uma tarefa simples. A Cultura de Segurança da
instituição determinará se essa tarefa será mais ou menos difícil de conseguir,
mas não é impossível.
Conforme tem sido demonstrado, é possível implementar
um SNI, assim como a sua estrutura de suporte, apenas com os recursos internos
da Instituição, ficando a questão dos custos iniciais diminuída desde o início.
Portugal necessita conhecer o seu Perfil de Incidentes.
Para isso a Direcção-Geral da Saúde está a dar passos importantes que permitem
aceder a esse conhecimento. O Sistema Nacional de
Notificação de Incidentes e Eventos Adversos – SNNIEA – é já uma realidade
e esperamos que seja também uma verdadeira alternativa para todas as
Instituições de Saúde. Todos devemos contribuir, com a nossa participação e
crítica construtiva para que tal se concretize num futuro próximo.
É urgente assumir a Segurança do Doente como uma
prioridade, em todos os aspetos da prestação de cuidados. Este é um imperativo
moral, ético e deontológico para todos os Profissionais de Saúde.
Com a Segurança do Doente alcançamos também a
Satisfação por parte do Doente, uma significativa diminuição dos custos
associados aos incidentes e uma melhor Saúde para todos.
Desejo-lhe
os maiores sucessos na construção do seu Sistema de Notificação de Incidentes e
Estrutura de Apoio.
Maio de 2013
Pode fazer o Download do artigo em PDF clicando AQUI.
Sugerimos a seguinte Bibliografia
adicional
-
Patient Safety & Medical Errors - Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) - http://www.ahrq.gov/qual/patientsafetyix.htm
- Segurança do Doente – Entidade Reguladora da Saúde - http://www.ers.pt/pages/218
- Institute for Healthcare Improvement (IHI) - http://www.ihi.org/explore/patientsafety/pages/default.aspx
- C.W. Johnson, Failure in Safety-Critical Systems: A Handbook of Accident and Incident Reporting, University of Glasgow Press, Glasgow, Scotland, October 2003. ISBN 0-85261-784-4.
Olá
ResponderEliminarExcelente artigo, mas...
Como é que um sistema de notificação interno de um hospital co-habita com o Sistema Nacional de Notificação de Incidentes e Eventos Adversos da DGS?
Fica a reflexão.
Cumprs
Augusto
Estamos a trabalhar para que o SNNIEA posso constituir um ferramenta eficiente.
EliminarO caminho está a ser feito.
Obrigado
Olá
ResponderEliminarAté lá, o que se lhe oferece comentar relativamente à possibilidade de ser o Gestor do SNI de um determinado hospital a ter a responsabilidade de «verter» no SNNIEA as Notificações de Risco Clínico que receber no «seu» SNI?
Obrigado
Cumprs
Augusto
Augusto, desculpa a demora na resposta.
ResponderEliminarÉ minha opinião pessoal que não compete ao Gestor de Risco Local de uma Instituição "alimentar" o Sistema Nacional, até pelos riscos acrescidos de enviesamento que dai podem decorrer.
Parece-me muito mais simples e aconselhável que a Instituição partilhe com o sistema nacional um "Conjunto Mínimo da Dados", definidos pelo Sistema Nacional, ficando a Instituição com a restante informação (Isto só é válido para as Instituições que possuem sistemas próprios).
Olá
ResponderEliminarObrigado Fernando pela resposta.
Estamos de acordo até porque, no limite, poderíamos estar a retirar a confidencialidade da notificação recebida no «sistema local».
Esse «Conjunto Mínimo de Dados definidos pelo Sistema Nacional» onde pode ser encontrado; como pode ser agilizado?
Há tempos «falou-se» na possibilidade de o Sistema Nacional poder «beber» nos «Sistemas Locais de Notifcação». Sabe em que fase «isso» estará?
Cumprs
Augusto