Uma leitora do blog contactou-me com uma pergunta acerca da estabilidade da solução de soro fisiológico a 0,9%, após a sua abertura.
Quando este tipo de embalagens é aberta mas não é utilizada completamente, o que devemos fazer? Eliminar, ou podemos utilizar posteriormente?
Como em qualquer outra solução, quando iniciamos a sua utilização, deve ser inscrito no frasco (balão de material plástico ou vidro) a data e hora de abertura (a não ser que a vá utilizar completamente de imediato).
Não tenha receio de escrever no frasco de soro. Pode ler a justificação neste artigo: É ou não seguro escrever num frasco de soro? | (#SD334)
Para que a solução se soro fisiológico possa continuar a ser utilizada, é fundamental garantir também a sua esterilidade. Para tal deve ser sempre utilizado uma seringa e agulha esterilizadas (assim como qualquer outro dispositivo médico como perfuradores), tendo o cuidado de desinfetar previamente a zona a perfurar.
Ao pesquisar sobre este assunto, encontrei o artigo que responde exatamente a esta questão:
"Soro Fisiológico: Potencial Risco De Perda Da Estabilidade Após Aberto e Armazenado
Por Trinta Dias Em Diferentes Meios"
Nas conclusões do artigo podemos ler que de acordo com os resultados expressos nas tabelas I e II (avaliação da concentração no momento de abertura, às 24 horas, 7 dias, 15 dias e 30 dias após abertura) pode-se concluir que o soro fisiológico 0,9% é estável quando armazenado em temperatura ambiente ou em frigorifico, não alterando as suas concentrações de cloreto de sódio, portanto, o seu uso é seguro e eficiente durante o período analisado (30 dias).
Fernando Barroso
UM DIA SERÁS TU O DOENTE!
#umdiaserastuodoente
E quanto à sua estabilidade micro-biológica, o que se pode concluir? Obrigado.
ResponderEliminarOlá António. Desculpe mas só hoje vi o seu comentário.
EliminarO artigo consultado não esclarece a questão que coloca. No entanto eu diria que, se a recolha de solução de dentro do frasco cumprir técnica asséptica, a estabilidade estará, à partida, assegurada.