quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Vamos comemorar o Dia Mundial para a Segurança do Doente - 2020 | #SD397


Hoje comemoramos o DIA MUNDIAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE. Este ano, esta iniciativa da OMS tem como tema foco a SEGURANÇA DOS PROFISSIONAIS.

A premissa é simples - Sem Segurança dos Profissionais não é possível alcançar a Segurança dos Doentes.


Coloca-se assim uma questão pertinente.

Como garantir a Segurança do Profissional de Saúde?


Para que um profissional de saúde se sinta seguro, existem um conjunto de requisitos. Estes são apenas alguns desses requisitos:

  • Segurança no Conhecimento
  • Segurança nos Equipamentos de Proteção Individual
  • Segurança nos Dispositivos Médicos e Materiais
  • Segurança na Equipa
  • Segurança na Instituição
  • Segurança no Serviço de Saúde Ocupacional

 

Segurança no Conhecimento

Para que a atuação do profissional seja segura, e ao mesmo tempo para que o profissional se sinta segura nos atos que pratica, é indispensável que o profissional detenha e aplique o conhecimento necessário à sua actuação.

Esta parece ser uma afirmação óbvia e que dispensaria mais considerações, mas a pandemia da COVID-19 veio demonstrar que não é bem assim.

Não só esta nova doença nos veio colocar novos desafios na forma como tratar os Doentes, como também tornou evidente as lacunas de muitos profissionais, nomeadamente no que diz respeito ao conhecimento das medidas de controlo de infeção que os poderiam proteger.

É assim indispensável voltar a estudar, aprender tudo o que for necessário não só para conseguirmos tratar eficientemente os nossos doentes, mas também para garantir a nossa própria segurança quando estamos a prestar cuidados de saúde.

 

Segurança nos Equipamentos de Proteção Individual

Até há pouco tempo atrás, os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) não tinham o protagonismo que hoje apresentam.

Era comum constatar a forma relutante como alguns profissionais se equipavam para cuidar de um doente, por exemplo, com MRSA, uma KPC (Carbapenemase de Klebsiella pneumoniae) ou uma vulgar gripe. O EPI recomendado, em tudo semelhante ao actual na COVID-19, via-se inúmeras vezes limitado ao simples avental descartável e um par de luvas.

A COVID-19 veio mudar tudo.

Desde as imagens alarmantes, cuidadosamente coreografadas pelo regime chinês, e que rapidamente se espalharam como “única verdade”, os EPI´s transformaram-se no símbolo do esforço que muitos profissionais de saúde têm de efetuar para cuidar dos doentes ao seu cuidado.

Mas para utilizarem corretamente os EPI’s é necessário; Conhecer o tipo de EPI a usar e quando; Saber como colocar e remover o EPI; Quais as diferenças entre o tipo de máscaras recomendadas e quais as mais eficientes?. Estes são apenas alguns dos desafios de conhecimento colocados aos profissionais de saúde.

 

Segurança nos Dispositivos Médicos e Materiais

Os dispositivos médicos (DM) e materiais usados nas instituições de saúde são um desafio constante para os profissionais.

Muitas vezes habituados a uma determinada “marca” e “modelo”, o advento da centralização das compras e a busca pelo mais barato ou simplesmente aquele que está disponível no mercado veio colocar em causa a qualidade de alguns DM´s e materiais que chegam efetivamente às mãos dos trabalhadores e consequentemente aos doentes.

Como a sabedoria popular nos ensina – o barato sai caro. Já assistimos a isso inúmeras vezes. Cabe ao profissional conhecer os DM´s com que trabalha e perceber de que forma deve atuar para resolver os desafios colocados por DM’s de qualidade duvidosa e que colocam em risco a segurança dos doentes, notificando os incidentes de segurança do doente de que tenha conhecimento.

 

Segurança na Equipa

Como seres sociais, dependemos em grande medida do nosso grupo para suportar o nosso modo de vida. É assim também nos serviços da saúde.

Pertencemos a uma equipa, e a nossa segurança está intimamente ligada ao conhecimento global da nossa equipa. Se, como grupo, tivermos o conhecimento suficiente para enfrentar os desafios que a prestação de cuidados de saúde complexos coloca, estaremos enquanto indivíduos mais preparados e seguros.

Também a gestão do “medo” da equipa é fundamental. Haverá profissionais mais assustados que outros. Este medo pode colocar o profissional e os doentes em risco. É importante ajudar os colegas que se encontram mais assustados e mais desconfiados.

 

Segurança na Instituição

Há vários anos que a “Cultura de Segurança do Doente” é avaliada nos hospitais.

Os resultados destas avaliações (ver imagem abaixo) ao longo do tempo tem colocado algumas das suas dimensões, consistentemente, com percentagens baixas. Por exemplo:

Dimensão 12 – Resposta ao erro não punitiva (com 26%)

Dimensão 10 – Dotação dos Profissionais (com 34%)

Não só os profissionais percecionam que ao relatarem incidentes de segurança do doente que tal informação pode voltar-se contra os próprios, como a recorrente falta de recursos humanos é um fator presente e também ele influenciador da segurança do doente e consequentemente dos próprios profissionais.

É urgente mudar ambas as coisas.


Segurança no Serviço de Saúde Ocupacional

Talvez nunca como agora, com a pandemia COVID-19, se percebe a importância do Serviço de Saúde Ocupacional numa instituição de saúde.

Criar modelos de apoio aos profissionais, não só na resposta a situações de saúde física, mas também emocional, psicológica e (diria mesmo sem medos) psiquiátrica, é fundamental para a segurança dos profissionais.

Confiar sem reservas nas indicações do Serviço de Saúde Ocupacional é algo que não estamos habituados a fazer.

Mas aqui são os próprios profissionais que detém uma enorme responsabilidade. Quando foi a última vez que, consistentemente, exigimos a existência e competência destes serviços nas nossas instituições? A maioria nunca.

Tirando honrosas exceções, a maioria destes serviços existirá com recursos a tempo parcial e pouco preparados (talvez como todos nós estávamos) para responder aos desafios da pandemia COVID-19, incumprindo inclusivamente com a legislação vigente.[LC1] 

Ao invés de criticar temos de ajudar, construindo positivamente um serviço de profissionais para profissionais.

Possivelmente será esse, e apenas esse, o apoio formal que teremos.

 

Estes são apenas alguns pontos que merecem a nossa reflexão neste DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO DOENTE.

 

E tu, como vais assinalar este dia? Partilha connosco nos comentários outros temas que consideres importante discutir. Termos todo o gosto em dar-te a nossa opinião.

Fica Bem – Fica Seguro!

Fernando Barroso; Luís Caldas

 UM DIA SERÁS TU O DOENTE!

#segurancadodoente

1 comentário:

  1. Olá
    No mínimo, divulguemos esta mensagem nas nossas Instituições.
    Nada custa e os doentes/profissionais agradecem...
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar