Os enfermeiros desempenham um papel vital nas
organizações de saúde.
A forma como os enfermeiros são geridos pelos seus líderes pode
afectar drasticamente o seu desempenho e influenciar a segurança do doente e os resultados do doente. É
importante compreender os diferentes estilos de liderança frequentemente
encontrados no local de trabalho, bem como os seus efeitos sobre o pessoal e sobre os doentes.
5 Principais Estilos De Liderança
Liderança Transaccional
Um líder deste tipo tentará assegurar que o pessoal
cumpre com as regras, instituindo um sistema de recompensas e punições.
Aqueles indivíduos que seguem as suas instruções e
alcançam as metas estabelecidas serão recompensados em conformidade. Por outro
lado, quem não obedecer e não alcançar os objectivos será punido pelas suas
transgressões.
Este estilo está firmemente focado na supervisão
dos subordinados, mantendo a organização a funcionar sem problemas e melhorando
o desempenho do grupo. O líder demonstra um grande interesse no trabalho feito
pelos profissionais para encontrar desvios.
Este estilo de liderança é eficaz na gestão de uma
crise e na conclusão de projectos altamente detalhados.
Liderança Transformacional
Este estilo representa a “liderança pelo exemplo”. Os
profissionais observam os comportamentos do seu líder, e são por ele inspirados
a mudar para melhor. Eles vêem o trabalho duro realizado pelo líder, bem como a
sua preocupação com o seu bem-estar.
Os profissionais executam as suas tarefas além de
todas as expectativas, porque se esforçam mais do que o habitual. Já não se
colocam em primeiro lugar, pois dão mais importância ao que é melhor para a
organização.
Os líderes fornecem uma visão clara do futuro que
motiva os membros do pessoal a exceder-se. Antigas suposições e tradições são
questionadas para que possam surgir novas ideias para resolver os problemas de
forma mais eficaz.
Liderança Democrática
Com este estilo, a equipa é incentivada a falar e
participar no processo de tomada de decisão.
A comunicação aberta faz com que todos os membros
do pessoal sintam que as suas vozes são importantes. Eles estão mais
preocupados com as coisas que acontecem na organização sabendo que podem
influenciar as situações se agirem sobre elas.
Os trabalhadores recebem as suas próprias
responsabilidades pessoais e são responsáveis por atingir certos objectivos.
Eles recebem feedback sobre o seu
desempenho, o que lhes permite ajustar o desempenho se necessário.
O foco está em melhorar a qualidade dos sistemas e
processos, não em encontrar erros cometidos pelos membros individuais da equipa.
Liderança Autoritária
Esta abordagem é o oposto do estilo democrático com
o líder a decidir sobre todos os aspectos.
As decisões são tomadas rapidamente, sem qualquer
tipo de consulta com o pessoal. Todo o poder é concentrado no topo, e os
indivíduos no fundo só pode seguir.
Os membros da equipa que discordam e não executam
as tarefes como lhes é dito são muitas vezes punidos para que se “mantenham na
linha”.
A informação é controlada e mantida nas mãos de
alguns para conservar o poder dentro da equipa.
Quando os erros acontecem, os autoritários fazem dos
infractores um “exemplo”, punindo-os na frente dos seus pares. A culpa é sempre
atribuída aos indivíduos, mesmo quando os processos são defeituosos.
Por outro lado, este estilo pode ser necessário em
situações de emergência quando é necessária uma acção rápida.
Liderança Laissez-faire
Neste estilo, muito pouca supervisão é exercida
pelos líderes.
Eles preferem uma abordagem “não tocar” para as
actividades. Estes líderes preferem deixar as pessoas fazerem o que precisam de
fazer por conta própria, talvez confiando que eles serão capazes de “fazer bem”
sem orientação.
Embora este estilo promova o pensamento
independente, esta abordagem pode ter várias consequências negativas. As
decisões importantes não são tomadas a tempo. Poucas mudanças acontecem no
local de trabalho. Melhorias de qualidade acontecem apenas quando a situação já
não pode mais ser ignorada.
Este estilo é frequentemente usado por líderes
inexperientes que ainda estão a desenvolver as suas competências, bem como por gestores
em transição que estão simplesmente à espera que alguém os substitua.
O Impacto do Estilo de Liderança nos Resultados do Doente
Uma série de estudos têm analisado as relações
entre o estilo de liderança de enfermagem e os resultados dos cuidados
prestados aos doentes. Estes resultados são bastante fascinantes, pois revelam
ligações definitivas entre os dois.
Por exemplo, a liderança
transformacional foi associada a um número reduzido de erros de medicação
na maioria dos estudos. Aparentemente os procedimentos são realizados com muito
mais cuidado dentro do hospital quando esta abordagem é tomada. Este estilo
também foi relacionado a uma menor mortalidade dos doentes em metade dos
estudos. De alguma forma os doentes obtêm melhores cuidados e tratamento, o que
lhes permite sobreviver ao processo de doença.
Os tipos relacionais de liderança que incluem a
transformação e estilos colaborativos têm um efeito comum na satisfação do doente.
As pessoas são geralmente mais felizes com o
serviço que recebem tanto para cuidados agudos como em cuidados de saúde domiciliários.
A necessidade de impor imobilizações aos doentes também diminui, uma vez que estes
são muito mais cooperativos com os seus enfermeiros.
Para além da menor incidência de erros de
medicação, há também menos relatos de infecções hospitalares.
Se vai para um hospital, então definitivamente é preferível
ser admitido naqueles que defendem estilos de liderança relacional, uma vez que
o resultado para o doente será provável mais positivo.
Resultados e Preferências dos Enfermeiros
O National Institute of Health, bem como o Journal of Nursing Administration publicaram vários estudos relacionados com a “Liderança em Enfermagem”.
Verificou-se que a liderança transformacional foi um factor contribuinte positivo para um clima mais seguro dentro do hospital. Este estilo estava associado
à redução do “turnover” do pessoal quando comparado com os outros. Os enfermeiros
ficaram mais felizes com o seu trabalho e como resultado optam por ficar.
Por outro lado, a abordagem laissez-faire
mostrou contribuir negativamente
para a socialização do serviço. Este estilo também criou uma cultura de culpa entre os membros da
equipa que só serviu para elevar os níveis de stress desnecessariamente.
Descobertas adicionais mostraram que os enfermeiros
foram capazes de distinguir rapidamente a diferença entre liderança
transformacional e transaccional. Estes podem ser estilos semelhantes, mas a
implementação e os resultados são divergentes.
Os enfermeiros foram muito mais a favor da abordagem transformacional, pois promove motivação intrínseca e satisfação no trabalho. Os
Enfermeiros gostaram da ideia de influência
positiva no comportamento e motivação
inspiradora, sendo considerado por muitos como o estilo mais eficaz de todas as opções.
Na verdade, todos os estilos têm seu lugar e a marca de um bom líder é a
sabedoria na implementação do estilo certo no momento certo.
Fernando Barroso
Bibliografia:
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