A SEGURANÇA DO DOENTE
Importância da comunicação
25 Março 2017
DESTINATÁRIOS
· Profissionais de saúde, serviço social e áreas relacionadas com a
segurança do doente
· Responsáveis pela educação para a saúde e pelo contributo pela
educação em saúde e pelo contributo pelo empowerment do cidadão, em serviços de saúde e
programas na comunidade
· Estudantes de qualquer ano das áreas da saúde, serviço social,
desenvolvimento comunitário, comunicação e marketing
OBJECTIVOS
· Promover e disseminar uma cultura de segurança do doente com base
no trabalho de equipa e coesão de grupo
· Aprofundar e desenvolver capacidades e competências profissionais
na área da segurança do doente.
· Contribuir para melhoria da comunicação em saúde com o cidadão,
para a humanização dos serviços e maior empoderamento e capacitação dos
indivíduos
· Compreender o poder das ferramentas do marketing sensorial na
gestão da relação com o doente/utente
COMPETÊNCIAS
· Reconhecer os componentes da comunicação nas suas várias áreas de
intervenção, promotoras de maior literacia em saúde
· Avaliar quais os problemas existentes entre os utentes/clientes e
os técnicos de saúde e saber gerir esses conflitos
· Saber usar ferramentas para alterar situações de défice no
empoderamento do cidadão no domínio da literacia em saúde
· Avaliar as mais-valias das competências culturais na melhoria das
relações me saúde
· Intervir no campo da comunicação em saúde através de ferramentas
digitais ao serviço dos profissionais na rede
PROGRAMA
· INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DO DOENTE (1,5h) – Conceitos base. Factores humanos e sua influência na
segurança do doente.
Modelo do queijo suíço (HFACS – Human Factors Analysis and
Classification System)
· IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA SEGURANÇA DO DOENTE (1,5h) – Comunicação como elemento fundamental.
Comunicação pessoal e interpessoal para a gestão do stress e controlo do burnout. Literacia emocional e
gestão das emoções
· SEGURANÇA DO DOENTE (2,5 h) – Sistemas e métodos de análise em segurança do doente.
Avaliação de risco (ferramenta proactiva). Notificação de acidentes (ferramenta
reactiva). Auditoria (ferramenta abrangente)
· COMUNICAÇÃO E SEGURANÇA DO DOENTE (1,5h) – Dos formulários de identificação do doente ao
consentimento informado. Ferramentas informáticas promotoras dos contactos
entre doentes/utentes e instituições de saúde. Redes sociais. Comunidades de
grupos. Desenvolvimento de processos de comunicação adequados para melhor
gestão de conflitos
METODOLOGIAS
Formação teórico-prática, com
discussão de estudos de casos
DURAÇÃO
7 horas
FORMADORES
Cristina Vaz de Almeida
Pós-graduada em Marketing e Mestre em Comunicação em e.learning
Doutoranda em Ciências da Comunicação
Enfermeiro-Chefe, Adjunto da Enfermeira Directora do
Centro Hospitalar de Setúbal, EPE
Comissão da Qualidade e Segurança do Doente
Grupo de Indicadores, Auditoria e Risco Clínicos
Consultor da DGS para a área da Qualidade em Saúde.
Comissão da Qualidade e Segurança do Doente
Grupo de Indicadores, Auditoria e Risco Clínicos
Consultor da DGS para a área da Qualidade em Saúde.
CALENDARIZAÇÃO
As sessões decorrerão das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às
17h00 no dia 25 de Março 2017
CERTIFICADO
Os formandos terão acesso a um certificado de workshop em A Segurança do Doente. Importância
da comunicação desde que frequentem a totalidade das sessões, uma vez que se
trata de formação presencial.
INSCRIÇÕES
On line em http://fa.ispa.pt/
Informações: fa@ispa.pt
Totalidade| Fraccionada
90 euros | 49 euros x 2 mens.
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