terça-feira, 21 de janeiro de 2020

A influência do Skill mix na Segurança do Doente | (#SD375)

Há muitas formas de condicionar (sim, escolhi bem a palavra) a Segurança do Doente nos Serviços (e Instituições). O Skill Mix é uma delas.

Quando falo em skill mix, no contexto da prestação de cuidados de saúde, estou a referir-me (entre outras) a uma combinação de habilidades disponíveis num momento específico.

A competência profissional (a capacidade de desempenhar uma função especifica para a qual se obteve formação qualificada e adequada) é determinante, sendo requerido, num Serviço com múltiplas profissões a interagir entre si, que o skill mix seja adequado ao objectivo da prestação de cuidados.

Ora, quando aceitamos a existência de profissionais a desempenhar funções acima das suas competências formais (e legais), alegando restrições financeiras, tal situação deve ser clara e  denunciada em conformidade.

Se esse evidencia é constatada e nada se faz para se alterar, então existe aceitação (para não escrever conivência) com a situação. E este tipo de situação coloca em risco a Segurança do Doente.

De nada serve alegar que o profissional A ou B recebeu treino "on the job" e que é muito "dedicado e competente". 
A realidade é que não recebeu formação "formal" e não detém as qualificações que a lei prevê. E isso não é aceitável.

A OMS questiona, no seu famoso "Workshop de Segurança do Doente-Aprendendo com o Erro", o seguinte:
De que forma é que você sabe se os seus colegas receberam a formação necessária para realizar o seu trabalho correctamente?

O sentido à volta desta pergunta nem sempre é bem compreendido, mas na sua essência, trata-se de nos fazer compreender - a todos - que a não existência de um skill mix adequado aos cuidados que se querem prestar coloca em causa esses mesmos cuidados e consequentemente a segurança do doente. 

E é por isso que muitos incidentes ocorrem, seja pela existência de profissionais com competências inadequadas, ou seja pela simples inexistência de profissionais em número suficiente.
Fernando Barroso

UM DIA SERÁS TU O DOENTE!

#segurancadodoente

2 comentários:

  1. Olá
    Uma realidade com que nos deparámos todos os dias...e, infelizmente em algumas situações, nós próprios a fomentamos.
    A pensar....
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar