O novo sistema continua a utilizar como base a linguagem da CISD (Classificação Internacional para a Segurança do Doente), mas tudo foi reformulado, simplificando a notificação e a inclusão de informação.
O grande salto foi dado no entanto no "back-office" do sistema, o que permitirá aos Gestores Locais nomeados pelas Instituições uma verdadeira interação com as notificações, aproveitando o máximo da informação disponibilizada.
Este pode não ser ainda um sistema perfeito (estará longe disso), mas é um sistema que funciona, está em Portugal e tem uma equipa que vai ouvir as criticas construtivas, incorporando rapidamente as mudanças que venham a identificar-se como necessárias.
Para já, pedia-te que utilizassem o sistema, sem receios, mas com uma postura critica positiva.
De "Velhos do Restelo" estamos todos fartos.
Que dúvidas tens? quais são as tuas maiores objeções? Como posso ajudar?
Usa os comentários abaixo e deixa a tua opinião sobre o Sistema Nacional de Notificação de Incidentes - NOTIFIQ@
Fernando Barroso
Olá
ResponderEliminarOxalá o NotifiQa se venha a transformar num contributo válido para a Segurança do Doente...e a nível Nacional.
Pla experiência do SNNIEA, não me parece que seja uma tarefa fácil, mas....não á impossíveis e, na Segurança do Doente, não pode haver...mesmo!
Cumprs
Augusto
Olá
ResponderEliminarJá fui dar uma olhada no NotifiQ@ e parece-me «mais arrumado», mas continua a ser difícil «encaixar» os eventos relacionados com as Falhas dos Sistemas/Aplicações Informáticas, os Fenómenos Tromboembólicos, as Reintervenções Cirurgicas não esperadas, os Cancelamentos Cirurgicos....
Mesmo assim, creio que foi dado um passo em frente.
Cumprs
Augusto