sexta-feira, 11 de julho de 2014

Botões dos Elevadores nos Hospitais Mais Contaminados do Que os WC’s

De acordo com uma pesquisa publicada recentemente no “Open Medicine” os botões dos elevadores de um Hospital estão normalmente colonizados por bactérias, e têm uma maior prevalência de colonização do que as superfícies das casas-de-banho (WC’s).

Os investigadores realizaram zaragatoas em 120 botões de elevadores – quer em botões no interior quer no exterior dos elevadores – e em 96 superfícies de WC’s em três hospitais de cuidados agudos em Toronto.
A prevalência de colonização por bactérias nos botões dos elevadores foi de 61%, em oposição à prevalência de 43% dos WC’s. No entanto, a maioria das bactérias encontradas não eram clinicamente relevantes.
De acordo com os investigadores o risco de transmissão de microorganismos através dos botões do elevador pode ser mitigado por medidas preventivas simples. Eles sugeriram a colocação estratégica de distribuidores de solução desinfectante das mãos de base alcoólica, dentro e fora dos elevadores e aumentar a educação pública sobre a necessidade de higiene das mãos para as pessoas que utilizam frequentemente os elevadores.
Fazer os botões do elevador suficientemente grandes para permitir que sejam pressionados com os cotovelos também poderia reduzir a transmissão de microorganismos.

E na sua Instituição, ou Prédio de Habitação, com que frequência são limpos os botões do elevador?

Fonte: Open Medicine
Fernando Fausto M Barroso

1 comentário:

  1. Olá
    A propósito do post...
    Há uns anos atrás, como habitualmente, fizemos placas de Petri por vários locais do Serviço.
    O «engraçado» é que os resultados revelavam que os locais «mais sujos» ( WC por exemplo), eram os «mais limpos» em termos de contaminação bacteriana.

    Na altura, a conclusão pareceu-nos simples....mais cuidado e menos ligeireza na limpeza das superfícies no hospital, é sinónimo de um ambiente «mais limpo de bactérias».

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar