Notificação Incidentes

Notificação, Análise e Prevenção de Incidentes
(texto adaptado da página da DGS)

A notificação de incidentes de segurança é considerada como uma das ferramentas para identificar os riscos, perigos e vulnerabilidades de uma organização, sendo a que melhor possibilita a partilha de aprendizagens com o erro.

O apoio à notificação reforçando o propósito da aprendizagem organizacional com os incidentes em detrimento da identificação da autoria desses incidentes, é fundamental para aumentar a segurança dos doentes. Só assim cada instituição pode desenhar um plano interno dos riscos clínicos e não clínicos existentes que permita implementar medidas preventivas de ocorrência de incidentes de segurança.

Do mesmo modo, é fundamental que seja dada informação de retorno ao notificador sobre a análise da notificação realizada e a descrição da implementação das respectivas medidas corretoras levadas a cabo, para que a causa que motivou o incidente não se volte a repetir.

O Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020 determina, através do Objetivo Estratégico 8, “Assegurar a Prática Sistemática de Notificação, Análise e Prevenção de Incidentes” que deve haver um aumento, em 20%/ano, do n.º de notificação de incidentes de segurança no NOTIFIC@

Notifique SEMPRE os incidentes de que teve conhecimento

Caso a sua instituição não possua um sistema de notificação interno, utilize o NOTIFIC@

Outros Links de interesse:

Como notificar a Falta de Recursos Humanos no NOTIFIC@


Incidentes com Dispositivos Médicos - Como Notificar




Sem comentários:

Enviar um comentário