domingo, 15 de setembro de 2024

Entrevista Para Ficar Vs Entrevista De Saída

É muito importante ficar a conhecer os motivos pelos quais um Trabalhador resolve abandonar o seu local de trabalho (Instituição/ Serviço/ Unidade/ Empresa). Algumas empresas aplicam a esses trabalhadores uma "entrevista de saída" para tentarem aprender aquilo que pode ter corrido mal.

Ouvi num podcast do THE ONE THING  o entrevistado Brian Gottlieb a falar num conceito diferente e muito interessante. Em vez de realizar uma entrevista de saída quando o trabalhador vai embora, realizar antes uma entrevista para ficar, quando o trabalhador ainda está na empresa.

A ideia é recolher informação que permita proporcionar um melhor ambiente de trabalho para que o trabalhador queira continuar a trabalhar na empresa (aumentar a retenção) e ao mesmo tempo perceber o que pode ser melhorado (na empresa e nos seus responsáveis)

O Brian apontou 4 perguntas muito interessantes e eu achei que era importante partilhar estas perguntas contigo. Inclusivamente gostava de as colocar também à minha própria equipa (e acho que irei fazê-lo).

As 4 perguntas são as seguintes

1 – O que é que te faz vir trabalhar todos os dias?

2 - O que é que um dia pode quer fazer-te ir embora?

3 – Onde é que achas que a Instituição/Serviço está a fazer alguma coisa errada?

4 – O que é que tu precisas do teu Líder que não está a obter hoje?


Vou lançar-te um desafio.

Se quiseres e de forma completamente anónima podes responder a estas perguntas no formulário a seguir. 

Link para o formulário da ENTREVISTA PARA FICAR 

Será realizada uma análise qualitativa e os dados agregados posteriormente divulgados no blog "Segurança do Doente" durante o mês de novembro de 2024 

Conhecer o que motiva os trabalhadores a desenvolver um bom trabalho, quais são as suas necessidades e preocupações, são fatores muito importantes para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e promotor da Segurança Do Doente.

UM DIA SERÁS TU O DOENTE!
#umdiaserastuodoente
Fernando Barroso
https://fernandobarroso.gumroad.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário