sábado, 26 de dezembro de 2020

A Família e a Segurança do Doente Internado | #SD405


Num período em que tem sido imposto às Famílias um afastamento dos seus Doentes internados em Hospitais, Unidades de Cuidados Continuados e Lares (mas que aos poucos começa a ser revertida), é importante perceber como é que esta presença pode influenciar a Segurança do Doente.

Deixo o link para o artigo A Família e a Segurança do Doente Internado: revisão integrativa da literatura, que nos ajuda a compreender melhor este fator contribuinte para a segurança dos nossos doentes.

Parabéns pelo artigo Enfermeira Tânia Correia.

Fernando Barroso

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segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

A Importância das visitas ao Doente Internado | #SD404


A Pandemia COVID-19 veio impor a todos nós medidas extraordinárias. Uma delas foi a restrição das visitas aos doentes internados (em hospitais, unidades de cuidados continuados, lares de 3ª idade). 

A medida, de elementar lógica epidemiológica, trouxe consigo muita ansiedade e desespero para aqueles que tinham nestas visitas um contato com a “vida” e uma hipótese de aliviar um pouco o seu sofrimento.

 

Voltar a permitir visitas nas Unidades Hospitalares é uma medida de elementar justiça, ética e moral. É isso que a recente Orientação DGS nº 038/2020 de 17/12/2020 vem propor (clica no link para ler a norma).

Mas são muitos os desafios de segurança do doente que se colocam.

 

A Orientação refere inúmeros aspetos a respeitar. Por exemplo, a visita terá de:

  • Manter o distanciamento físico entre visitante, utente e profissionais de saúde;
  • Conhecer e aplicar a Etiqueta respiratória;
  • Utilizar corretamente a máscara cirúrgica;
  • Higienizar frequentemente as mãos.

 

Mas existem muitos outros aspetos a considerar, que implicam a realização de um ensino à visita (a maioria só sabe o que vê nas redes sociais e sabemos como essa informação pode ser distorcida). 

A visita vai ter de ser orientada acerca de que circuito deve seguir, como efetuar a higiene das mãos, e como deve usar a máscara, mas também onde pode ou não tocar (não pode em nada), que instalações sanitárias podem usar...

 

Como fazer? Deixo algumas sugestões:

Promover o ensino e o envolvimento da Visita. O ideal seria realizar um pequeno vídeo educativo. Um PowerPoint que depois é transformado em vídeo e é apresentado antes da visita ocorrer (embora nem todos tenham este recurso).

 

Construir um folheto orientador (simples) com as recomendações que a visita deve cumprir (usar imagens simples e pouco texto – Apostar no que a visita tem de saber e tem de fazer. O folheto deve ser simples (não sei se já tinha dito que deve ser simples).

 

Antes da visita entrar, perguntar – Para a segurança do seu familiar/amigo eu quero ter a certeza de que compreendeu as regras, por isso, pode por favor dizer-me quais são as regras que vai cumprir?

Com esta estratégia (Teache-back) estamos a confirmar a informação que foi compreendida pela visita e poderemos corrigir o que for necessário.

 

Criar um documento de registo simples (documento em A4) que permita registar (conforme a Orientação sugere) a identificação da data, hora, e nome do doente visitado, bem como nome e contacto telefónico do visitante. Cada Serviço terá de decidir onde e como guarda e depois elimina esta informação.


Caberá a cada Instituição definir em concreto as suas regras, mas há um aspeto essencial – Para a pessoa doente, a possibilidade de ter uma visita é absolutamente fundamental (digo isto com experiencia própria), e tudo devemos fazer para que tal ocorra.


E tu, na tua Instituição/Serviço, que estratégias são usadas e que possas aqui partilhar para que todos possam aprender com as diferentes experiencias?

Fernando Barroso

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sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Webinar: Abordagem à Segunda Vítima de Evento Adverso | #SD403

Sempre que ocorre um evento adverso (um incidente de segurança do doente que causa dano ao doente) estão envolvidos profissionais de saúde, que também sofrem com esse incidente. São as "segundas vítimas" desses incidentes.

Para ver, e aprender, com atenção.


Fernando Barroso

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domingo, 6 de dezembro de 2020

A Influência do Enfermeiro Gestor na Segurança do Doente | #SD402

 


Participei recentemente num webinar dirigido a alunos de uma pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde, tendo por base a temática da Segurança do Doente. Para além dos aspetos básicos do papel do Enfermeiro Gestor na garantia da Segurança dos Doentes e dos Profissionais, entendi ser fundamental explorar alguns princípios que um Enfermeiro Gestor deve considerar, quer no momento atual de prestação de cuidados a Doentes COVID, quer ao longo do seu percurso como gestor.

 

Considero que além das necessárias capacidades de gestão de recursos humanos e materiais, compete ao Enfermeiro Gestor contribuir para uma comunicação efetiva dentro da sua equipa.

Podia ter referido muitos outros aspetos, mas foram estes os 4 princípios para os quais chamei a atenção:

 

O Enfermeiro Gestor deve partilhar o máximo de informação possível;

Apenas com uma partilha adequada do fluxo de informação será possível fazer crescer nos elementos da equipa um sentimento de inclusão e de partilha da “verdade” a cada momento.

O momento adequado para partilha a informação também é importante. Isso pode fazer a diferença entre a angustia ou a motivação.

 

O Enfermeiro Gestor deve interpretar os sinais da equipa;

Há momentos no dia-a-dia de uma equipa em que a tensão é tão evidente como um nevoeiro espeço numa manhã de inverno. Compete ao Enfermeiro gestor intervir para desanuviar essa tenção. Seja através de um maior apoio pontual, seja através de palavras de incentivo, mas mais importante, através da sua presença, empatia e liderança.

Mas também existem momentos em que a equipa (ou algum dos seus elementos) apenas quer ser deixada em paz. Há que saber discernir.

 

O Enfermeiro Gestor deve encontrar válvulas de escape para a pressão:

Considero que nos dias que vivemos, há poucas ferramentas para um enfermeiro gestor mimar a sua equipa (e uso a palavra no sentido literal de “tratar com mimo, acarinhar”). Mas os Enfermeiros estão cansados de falsas promessas, pelo que as opções já não são muitas. Mas restam algumas:

O enfermeiro gestor tem de fazer uma gestão do horário da sua equipa com justiça e equidade, respeitando a lei em vigor. Todos os enfermeiros, quando recebem o seu horário de trabalho, avaliam “aquilo que lhes calhou”, mas também o que foi dado aos outros colegas. A comparação está sempre presente.

O enfermeiro gestor tem de saber identificar e gerir os conflitos internos da equipa. Tal como um arbitro num campo de futebol, se não existir uma intervenção adequada, o jogo pode tornar-se muito feio, e todos ficam a perder.

O enfermeiro gestor tem de conversar para entender; como Enfermeiro Gestor sou bombardeado com informação a todo o momento. Mas como diz o ditado, “quem conta um conto, acrescenta um ponto”. É competência do Enfermeiro Gestor saber ouvir e conversar para entender a posição de todas as partes envolvidas. Nem sempre essa é uma possibilidade real, mas não devemos decidir sem pelo menos tentar obter o máximo de informação possível de todas as partes envolvidas. Só assim seremos justos na decisão.

 

O Enfermeiro Gestor deve ser um exemplo, dia após dia.

De pouco serve pedir a alguém que faça aquilo que eu não estou disposto a fazer.

Se algum elemento da equipa chega frequentemente atrasado à passagem de turno, mas o Enfermeiro Gestor também lá não está, que mensagem estamos a transmitir?

Se eu passo o tempo fora do serviço ou no café, que legitimidade tenho para pedir mais presença e empenho da minha equipa.

O exemplo é a melhor ferramenta que um Gestor pode usar para formatar a sua equipa para um desempenho de excelência.

Dificilmente um Enfermeiro Gestor pode ser excelente se a sua equipa não o acompanhar. Estamos ligados uns aos outros.


Fernando Barroso

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sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Desabafo - Portugal não aguenta | #SD401


Por mais que tente, não consigo entender tudo aquilo que observo.

Alguém me interpela e “pede” mais fatos de circulação, que os que tem diariamente no serviço não chegam... Diz que - “agora somos chamados mais vezes perto dos doentes e que depois tem de tomar banho… e vestir outro fato

Não resisto a comentar que compreendo que, quando passas 2, 3 ou 4 horas metido num EPI plástico que ficas todo transpirado, mas não compreendo como é que intervenções de 10, 15 ou 20 minutos obriguem ao mesmo procedimento.

Não estamos a tratar ébola.

Não temos fatos de circulação para esse volume de medo, e que é importante que todos estudem o assunto (COVID) e saibam o que devem fazer.

Portugal não aguenta este nível de ignorância.

 

Alguém pede uma bata impermeável com mangas + luvas + barrete (já tinha uma P2).

Apenas quer ir a um dos computadores de um gabinete de consulta (não COVID) consultar algo no SClínico.

Esteve lá menos de 5 minutos a usar o PC.

O EPI foi depois todo para o lixo.

Portugal não tem dinheiro para este nível de medo.

 

Uma Assistente de lar de uma “Santa Casa” (com casos COVID) entra no serviço de consultas externas com um utente para uma consulta.

Aproveita uns segundos em que o Segurança não estava na porta e entrou sem máscara (nem ela nem o utente).

O Segurança apercebesse e alerta. A Sra. é colocada (com o utente) no exterior (são só alguns metros) e repreendida. Vamos buscar umas máscaras para lhe entregar.

Ao regressar perto da mesma já ela colocou uma máscara ao utente e coloca uma nela própria. Sempre teve as máscaras consigo. Apenas optou por não as colocar.

Portugal não aguenta com este nível de iliteracia (?) falta de formação (?) falta de civismo (?) desprezo pelos outros(?)


E isto foi apenas uma pequena parte do dia…


 Fernando Barroso

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domingo, 8 de novembro de 2020

Avaliação do Risco para Abertura de um Serviço COVID | #SD400


Ao considerar a abertura de um serviço ou a transformação de um serviço existente para Doentes (confirmados ou suspeitos) com o novo Sars-CoV-2, deve ser efetuada uma “avaliação do risco” que considere aspetos importantes no âmbito do controlo de infeção, e antecipe entre outras, as seguintes “fonte de risco”:

1.    FONTE DO RISCO: Definição de circuitos
  • Circuito limpo e circuito sujo/contaminado
  • Circuito de doentes suspeitos/confirmados – ponto de entrada e saída (definido de acordo com estratégia institucional;
  • Circuito dos profissionais acesso a vestiários/balneários; Lotação máxima de profissionais em simultâneo;
  • Circuito para sujos (resíduos hospitalares e roupa contaminada) – pontos de recolhas;
  • Circuito para alimentação; rouparia; aprovisionamento e farmácia – ponto de entrega para os profissionais destes serviços com restrição de acesso ao interior;
  • Considerar marcação no corredor central (pavimento) de zona suja/zona limpa – esta definição é facilitadora das boas práticas.

2.    FONTE DO RISCO: Limpeza

  • Avaliar as necessidades para o serviço (nº de horas contratadas);
  • Número de profissionais dedicados;
  • Considerar as opções - limpeza assegurada pelas Assistentes Operacionais do próprio serviço ou limpeza assegurada pela empresa de limpeza;
  • Material/equipamento de apoio de acordo com “Procedimento Interno Para Limpeza De Áreas Com Doente Covid-19” (construir procedimento interno).

3.    FONTE DO RISCO: Espaços para pausa/alimentação

  • Definir local;
  • Definir nº de profissionais em simultâneo;
  • Acondicionamento de lancheiras dos profissionais na unidade.

4.    FONTE DO RISCO: Formação dos profissionais

  • Colocação / Remoção de EPI`s – Disponibilizar prática simulada, cartazes, vídeos tutoriais;
  • Tipologia de máscaras;
  • Procedimentos para limpeza de áreas com doente COVID-19.

5.    FONTE DO RISCO: Fardamento dos profissionais

  • Número de fardamento necessário; Tamanho; Circuito de entrega.

6.    FONTE DO RISCO: Equipamento e Material Clínico

  • Material em quantidade adequada;
  • Tipologia de material específico para tratamento do Doente COVID;
  • EPI’s (nº e tipologia).


Estas são apenas algumas das “fontes do risco” a considerar, que necessariamente variam de serviço para serviço ou de instituição para instituição.

Em resumo, recomenda-se a realização atempada de uma avaliação do risco que permita uma identificação das fontes do risco, a sua hierarquização e a implementação de medidas de tratamento do risco que garantam a segurança dos doentes permitindo aos profissionais prepararem-se de uma forma mais segura para o exercício das suas atividades. 


Fernando Barroso
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domingo, 18 de outubro de 2020

O Covid-19 expôs os buracos no queijo suíço das estratégias de segurança do doente | #SD399


A Epidemia de Covid-19 expôs os grandes buracos existentes no queijo suíço das estratégias de segurança do doente – Entrevista a Santiago Tomás

Esta é uma entrevista ao Dr. Santiago Tomás. Pela sua clareza e lucidez neste período tão difícil para todos, decidi traduzir e aqui publicar. Recomendo a sua leitura atenta, especialmente a todos os GESTORES DE RISCO, em prol da Segurança do Doente.

ENTREVISTA

A epidemia de Covid-19 colocou o sistema de saúde à prova. O Dr. Santiago Tomás, com base na sua experiência pessoal na assistência a doentes afetados pela Covid-19, compartilha as suas reflexões sobre a situação da segurança do doente proveniente desta epidemia.

“Há vários meses que vivemos uma situação que mudou todo o paradigma da saúde, da atividade econômica e da vida social em todo o mundo. A pandemia causada pela infeção pelo vírus Covid-19 colocou todos os sistemas de saúde em tensão, sem exceção. Vivemos uma situação inusitada, com um número muito elevado de pessoas afetadas, falta de materiais de proteção e equipamentos suficientes para o atendimento dos doentes, grande necessidade de consumo de medicamentos e riscos de não fornecimento que ameaçam diversas áreas. Ao mesmo tempo, devemos agregar o pouco conhecimento que, progressivamente, vamos adquirindo sobre as características do vírus e a infeção que ele causa. Todos estes são fatores que estão a condicionar a resposta da saúde neste momento.

A tudo isto devemos somar três condições latentes que estavam ocultas aparecendo agora como uma dura realidade: em primeiro lugar, os deficits organizacionais dos sistemas de saúde, que considerávamos excelentes (e no qual acreditávamos!) e cuja gestão é responsabilidade de políticos e gestores de saúde que não conseguiram ver bem, ou subestimaram, o que estava por vir; em segundo lugar, o número de profissionais de saúde, claramente insuficientes para fazer face à pressão sanitária que aumenta dia a dia (e que há anos são “maltratados” em condições profissionais limitadas por cortes, apesar das suas reivindicações) e em cujas costas temos depositado todo o peso da batalha apesar de não terem recebido meios para se protegerem ou mesmo da própria irresponsabilidade de não se ter tomado os devidos cuidados no início da epidemia e, em terceiro lugar, o mais grave de tudo: a existência de uma população que confiava no sistema, numa sociedade de bem-estar, com uma elevada idade de sobrevivência, e que agora se encontra totalmente vulnerável, a qual não conseguimos atender nas melhores condições que merecem, e sobre a qual os médicos têm que tomar decisões eticamente muito difíceis para salvar o máximo de vidas de uma sociedade que, agora, está doente e sem recursos.

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Segurança do Doente Vs Bom dia | #SD398


O que é que um "Bom dia" tem a ver com a "Segurança do Doente"?

Sei que é um título estranho, mas tenho de partilhar esta experiência.

Esta semana, ao entrar numa área de espera do meu Serviço fiz aquilo que faço sempre

- Bom dia a todos!

E segui o meu caminho. Ao regressar, um Senhor que esperava na sala dirigiu-se a mim com voz alta dizendo:

- O Senhor é a única pessoa educada aqui!

Esta frase apanhou-me de surpresa, parei e olhei para ele. O Senhor estava claramente incomodado e continuou então a falar:

- Já passaram aqui muitos médicos, enfermeiros e empregadas, mas o Senhor foi o único que disse "bom dia". Nós somos pessoas que estamos aqui.

Agradeci, ao mesmo tempo que tentei explicar que se isso aconteceu que não foi por mal, que todos estamos muito atarefados, que existe muito trabalho...

Bem cá dentro de mim sei que não é assim.

Não dizemos bom dia porque não queremos dizer.

Não reconhecemos o "outro" porque optamos por não o fazer.

Estamos tão embrenhados nos nossos próprios pensamentos, problemas e dramas que nem percebemos que só existimos porque existe o outro.

Primeiro que tudo, na saúde, está a pessoa que nos procura e que merece toda a nossa atenção.

É para eles que trabalhamos e é por eles que existimos. É por eles que vale a pena lutar por melhores condições de trabalho, por dotações seguras, por equipamentos que funcionem, pela limpeza e higiene do espaço, por formação adequada.

Mas se não dizemos sequer "bom dia" ao nosso Doente, valemos muito pouco.

Mais humanidade precisa-se!

Fernando Barroso
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quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Vamos comemorar o Dia Mundial para a Segurança do Doente - 2020 | #SD397


Hoje comemoramos o DIA MUNDIAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE. Este ano, esta iniciativa da OMS tem como tema foco a SEGURANÇA DOS PROFISSIONAIS.

A premissa é simples - Sem Segurança dos Profissionais não é possível alcançar a Segurança dos Doentes.


Coloca-se assim uma questão pertinente.

Como garantir a Segurança do Profissional de Saúde?


Para que um profissional de saúde se sinta seguro, existem um conjunto de requisitos. Estes são apenas alguns desses requisitos:

  • Segurança no Conhecimento
  • Segurança nos Equipamentos de Proteção Individual
  • Segurança nos Dispositivos Médicos e Materiais
  • Segurança na Equipa
  • Segurança na Instituição
  • Segurança no Serviço de Saúde Ocupacional

 

Segurança no Conhecimento

Para que a atuação do profissional seja segura, e ao mesmo tempo para que o profissional se sinta segura nos atos que pratica, é indispensável que o profissional detenha e aplique o conhecimento necessário à sua actuação.

Esta parece ser uma afirmação óbvia e que dispensaria mais considerações, mas a pandemia da COVID-19 veio demonstrar que não é bem assim.

Não só esta nova doença nos veio colocar novos desafios na forma como tratar os Doentes, como também tornou evidente as lacunas de muitos profissionais, nomeadamente no que diz respeito ao conhecimento das medidas de controlo de infeção que os poderiam proteger.

É assim indispensável voltar a estudar, aprender tudo o que for necessário não só para conseguirmos tratar eficientemente os nossos doentes, mas também para garantir a nossa própria segurança quando estamos a prestar cuidados de saúde.

 

Segurança nos Equipamentos de Proteção Individual

Até há pouco tempo atrás, os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) não tinham o protagonismo que hoje apresentam.

Era comum constatar a forma relutante como alguns profissionais se equipavam para cuidar de um doente, por exemplo, com MRSA, uma KPC (Carbapenemase de Klebsiella pneumoniae) ou uma vulgar gripe. O EPI recomendado, em tudo semelhante ao actual na COVID-19, via-se inúmeras vezes limitado ao simples avental descartável e um par de luvas.

A COVID-19 veio mudar tudo.

Desde as imagens alarmantes, cuidadosamente coreografadas pelo regime chinês, e que rapidamente se espalharam como “única verdade”, os EPI´s transformaram-se no símbolo do esforço que muitos profissionais de saúde têm de efetuar para cuidar dos doentes ao seu cuidado.

Mas para utilizarem corretamente os EPI’s é necessário; Conhecer o tipo de EPI a usar e quando; Saber como colocar e remover o EPI; Quais as diferenças entre o tipo de máscaras recomendadas e quais as mais eficientes?. Estes são apenas alguns dos desafios de conhecimento colocados aos profissionais de saúde.

 

Segurança nos Dispositivos Médicos e Materiais

Os dispositivos médicos (DM) e materiais usados nas instituições de saúde são um desafio constante para os profissionais.

Muitas vezes habituados a uma determinada “marca” e “modelo”, o advento da centralização das compras e a busca pelo mais barato ou simplesmente aquele que está disponível no mercado veio colocar em causa a qualidade de alguns DM´s e materiais que chegam efetivamente às mãos dos trabalhadores e consequentemente aos doentes.

Como a sabedoria popular nos ensina – o barato sai caro. Já assistimos a isso inúmeras vezes. Cabe ao profissional conhecer os DM´s com que trabalha e perceber de que forma deve atuar para resolver os desafios colocados por DM’s de qualidade duvidosa e que colocam em risco a segurança dos doentes, notificando os incidentes de segurança do doente de que tenha conhecimento.

 

Segurança na Equipa

Como seres sociais, dependemos em grande medida do nosso grupo para suportar o nosso modo de vida. É assim também nos serviços da saúde.

Pertencemos a uma equipa, e a nossa segurança está intimamente ligada ao conhecimento global da nossa equipa. Se, como grupo, tivermos o conhecimento suficiente para enfrentar os desafios que a prestação de cuidados de saúde complexos coloca, estaremos enquanto indivíduos mais preparados e seguros.

Também a gestão do “medo” da equipa é fundamental. Haverá profissionais mais assustados que outros. Este medo pode colocar o profissional e os doentes em risco. É importante ajudar os colegas que se encontram mais assustados e mais desconfiados.

 

Segurança na Instituição

Há vários anos que a “Cultura de Segurança do Doente” é avaliada nos hospitais.

Os resultados destas avaliações (ver imagem abaixo) ao longo do tempo tem colocado algumas das suas dimensões, consistentemente, com percentagens baixas. Por exemplo:

Dimensão 12 – Resposta ao erro não punitiva (com 26%)

Dimensão 10 – Dotação dos Profissionais (com 34%)

Não só os profissionais percecionam que ao relatarem incidentes de segurança do doente que tal informação pode voltar-se contra os próprios, como a recorrente falta de recursos humanos é um fator presente e também ele influenciador da segurança do doente e consequentemente dos próprios profissionais.

É urgente mudar ambas as coisas.


Segurança no Serviço de Saúde Ocupacional

Talvez nunca como agora, com a pandemia COVID-19, se percebe a importância do Serviço de Saúde Ocupacional numa instituição de saúde.

Criar modelos de apoio aos profissionais, não só na resposta a situações de saúde física, mas também emocional, psicológica e (diria mesmo sem medos) psiquiátrica, é fundamental para a segurança dos profissionais.

Confiar sem reservas nas indicações do Serviço de Saúde Ocupacional é algo que não estamos habituados a fazer.

Mas aqui são os próprios profissionais que detém uma enorme responsabilidade. Quando foi a última vez que, consistentemente, exigimos a existência e competência destes serviços nas nossas instituições? A maioria nunca.

Tirando honrosas exceções, a maioria destes serviços existirá com recursos a tempo parcial e pouco preparados (talvez como todos nós estávamos) para responder aos desafios da pandemia COVID-19, incumprindo inclusivamente com a legislação vigente.[LC1] 

Ao invés de criticar temos de ajudar, construindo positivamente um serviço de profissionais para profissionais.

Possivelmente será esse, e apenas esse, o apoio formal que teremos.

 

Estes são apenas alguns pontos que merecem a nossa reflexão neste DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO DOENTE.

 

E tu, como vais assinalar este dia? Partilha connosco nos comentários outros temas que consideres importante discutir. Termos todo o gosto em dar-te a nossa opinião.

Fica Bem – Fica Seguro!

Fernando Barroso; Luís Caldas

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quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Ajude o seu sistema imunológico - Vacine-se contra a gripe neste inverno

Help your immune system by getting vaccinated against influenza this winter

Ajude o seu sistema imunológico. Vacine-se contra a gripe neste inverno.


Fernando Barroso
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terça-feira, 15 de setembro de 2020

Parabéns a todas as Enfermeiras/os e Parteiras


Celebrating nurses and midwives across the WHO European Region


Fernando Barroso
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domingo, 13 de setembro de 2020

A Descaracterização dos Profissionais de Saúde | #SD396


A Pandemia de COVID-19 tem sido usada como desculpa para muitas coisas.

Uma delas é a descaracterização dos profissionais.

Não digo isto de ânimo leve!

Não só a necessária utilização de Equipamentos de Proteção individual (EPI’s) veio “esconder” o rosto e as fardas dos profissionais, como muitos profissionais passaram a usar apenas fatos de circulação.


Esta opção tem, obviamente, inúmeros aspectos positivos:

Permite aos profissionais vestir um fato limpo no início de cada turno (o que nem sempre acontecia anteriormente), assim como a troca de fato durante o mesmo turno caso tal se revele necessário (e é certamente depois de várias horas vestido com EPI completo).

A utilização de fatos de circulação dá ao trabalhador uma sensação de segurança acrescida, e esse é um aspecto que não deve ser desprezado.


Mas a utilização massiva de fatos de circulação em detrimento do fardamento oficial de cada Instituição também tem aspectos negativos:

A tal sensação de segurança pode ser enganadora se o profissional não compreender que o fundamental é cumprir com as medidas de precaução básicas e especificas em controlo de infecção.

Um fato de circulação não é uma armadura impenetrável.

Um fato de circulação só deveria ser usado em situações especificas de alto risco de contaminação, em Serviços Cirúrgicos (Blocos) ou Unidades Especiais (p.ex: Técnicas de Gastro), e não deve ser utilizado fora dos serviços onde esses cuidados são prestados.

Os fatos de circulação não devem ser descartados como lixo, mas sim colocados para reprocessamento em locais predefinidos para que possam ser lavados e reintroduzidos novamente no circuito.

Os fatos de circulação (e já agora, também as fardas e Batas) não devem ser usados no momento de sair da instituição para voltar a casa (e continua a ver-se, mesmo nestes dias, esta prática que todos sabem estar errada).

Os fatos de circulação são um recurso finito. Os profissionais devem respeitar a sua utilização.

Os fatos de circulação de uma instituição (que os comprou e colocou a uso para os seus Profissionais) não devem ser “desviados” para outras instituições de saúde.

Mas o pior de tudo, pelo menos para mim é a descaracterização dos profissionais.

Um fato de circulação (igual a quase todos os outros) em conjunto com uma máscara, uma touca e por vezes óculos (sejam os pessoais ou outros) transforma rostos e pessoas conhecidos em perfeitos estranhos.

A maioria dos profissionais deixou até de usar o seu cartão de identificação. Porquê?

Se os doentes já ficam confusos com as fardas normais, imaginem agora quando à sua volta, todos são iguais.

Observo profissionais que, por detrás deste anonimato recém-criado, adotam práticas de verdadeiro desprezo por quem está há sua volta. Não pode ser.

O COVID-19 não é desculpa para este tipo de comportamento.

Estamos perto das comemorações do DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO DOENTE, este ano dedicado à Segurança dos Profissionais de Saúde.

A Segurança dos Profissionais é fundamental, como já tive oportunidade de expressar, mas os Profissionais de Saúde também tem de reconhecer o esforço que as instituições fazem para lhes proporcionar EPI’s e outro equipamento (fatos de circulação incluídos), respeitando a sua utilização de forma criteriosa e acima de tudo respeitando os Doentes que cuidamos e com quem nos cruzamos nos corredores das nossas instituições.

Todos temos uma identidade própria, mas numa instituição não nos representamos apenas a nós próprios. Representamos a Instituição e um Grupo Profissional.

É em busca desta identidade que os Doentes olham para nós, nos procuram e nos reconhecem.

Não sejas anónimo.

Fernando Barroso

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terça-feira, 8 de setembro de 2020

Webinar - 3º ENCONTRO DE GESTORES DO RISCO NA SAÚDE - 25 Setembro 2020

 A RISI promove o 3º ENCONTRO DE GESTORES DO RISCO NA SAÚDE


Para mais informações sobre o evento, contacte geral@risi.pt

Fernando Barroso

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sábado, 5 de setembro de 2020

Sem Segurança dos Profissionais não há Segurança dos Doentes | #SD395


Escreve José Saramago no seu romance "Ensaio sobre a cegueira":

Se puderes olhar, vê. Se puderes ver, repara


E eu acrescento, Se puderes ajudar, não deixes de o fazer.

Vivemos todos um momento crítico, em que sentimos que colocamos a nossa própria vida em risco sempre que saímos de casa, mas há alguns de nós que o fazem com empenho redobrado. E não, não somos heróis.

Esta semana fui ajudar de uma forma diferente.
Em 3 horas fiz zaragatoas a 47 profissionais (naso e oro faringe) para pesquisa de COVID-19.

Quando retiras o equipamento de protecção individual é que percebes que está encharcado. A tua túnica pode torcer-se. Sentes dor, tens sede e só pensas em descansar um pouco.
Mas nunca se perde o sorriso, mesmo debaixo da máscara.

Perceber o esforço daqueles que diariamente se submetem a este tipo de condições só está ao alcance de alguns. Muitos nunca vão entender.


Sem Segurança dos Profissionais não há Segurança dos Doentes.


Que todos possamos entender quando devemos ajudar, deixando de lado o medo irracional e o desconhecimento. Se puderes ajuda, seja de que forma for. Estuda, informa-te e prepara-te. Não sedas ao medo.
É a segurança do todos que está em causa.

Fernando Barroso

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