Está a decorrer mais uma edição (é já a 22ª) do Curso de Auditoria Clínica para profissionais de saúde.
É incrível a capacidade de trabalho destes profissionais de saúde (Médicos, Enfermeiros, TSDT) que em "apenas" uma semana já construíram as "grelhas de auditoria", elaboraram os "planos de auditoria" e conseguiram obter as necessárias autorizações para iniciarem a recolha de evidências no terreno.
A metodologia de auditoria obedece a regras simples que todos (com dedicação) podem aprender e implementar nos seus serviços.
A Norma Portuguesa - NP EN ISO 19011 2019, define “Auditoria” como um: Processo sistemático, independente e documentado para obter evidência objetiva e respetiva avaliação objetiva com vista a determinar em que medida os critérios da auditoria são cumpridos.
Muito mais do que uma definição formal (ISO) o que importa é verificar a conformidade dos cuidados prestados ao doente, tendo por base a melhor evidência cientifica, o melhor cuidado de saúde possível.
É este cuidado de excelência que procuramos quando desenvolvemos uma auditoria. Identificar o que fazemos bem (a conformidade) mas também o que não fazemos bem (a não conformidade) que a seguir transformamos num plano de ação (oportunidades de melhoria).
Em equipa, é possível melhorar e prestar um melhor cuidado. Um cuidado de qualidade.
A auditoria é uma ferramenta que permite exatamente isso.
O próximo curso (o 23º) vai ser em outubro de 2024 nos Açores, e em breve on-line, na ESCOLA DE SEGURANÇA DO DOENTE.
Para acompanhares a divulgação do curso podes subscrever a newsletter da ESD neste link.
Espero por ti.
Estou interessada no curso online. Podem pf enviar informação? Obrigado
ResponderEliminarOlá.
EliminarAssim que o curso esteja disponível, o mesmo será publicitado em 1º lugar aos subscritores da Newsletter e clientes da ESCOLA DE SEGURANÇA DO DOENTE.
Pode subscrever a newsletter neste link
https://fernandobarroso.gumroad.com/
Enfermeiro Fernando, seria uma excelente oportunidade para realizar o curso, para quem está longe de Lisboa. Parabéns pela iniciativa
ResponderEliminarMuito obrigado.
Eliminar