quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Dia Mundial do STOP às Úlceras Por Pressão + Folheto Grátis (#SD323)


Dia 15 de Novembro assinala-se o Dia Mundial do STOP às Úlceras Por Pressão (UPP), um momento no qual se procura formalizar pelo mundo iniciativas que visam sensibilizar para as questões da prevenção de úlceras por pressão como um direito universal.

Na verdade, neste dia dever-se-á reflectir para além das taxas de incidência e prevalência de UPP, sejam estas do contexto hospitalar, na comunidade, entre outros. Porque os números são importantes, mas não traduzem tudo, quantificam neste caso o fenómeno, mas estão longe de explicar o que é viver com uma, ou várias UPP… estamos a falar de pessoas, como eu e tu, que por algum motivo têm a sua condição de saúde alterada, imagine-se situações de mobilidade reduzida, alterações da perceção sensorial que nos confinam a uma cama e, por várias razões que a ciência documenta, desenvolvem UPP…. o sofrimento de ter, o medo, o isolamento, a incapacidade, a dor, a dignidade?

Se a evidência documenta que na sua maioria são evitáveis… se esta mesma evidência está disponível há mais de duas décadas, porque não conseguimos garantir a segurança das pessoas que cuidamos?
Tornar visível as verdadeiras implicações e repercussões que este tipo de lesões representa constitui-se uma reivindicação justa!
São consideradas um indicador de cuidados de saúde, não obstante, é o cuidado de enfermagem que ao longo da história se tem revelado como tendo grande sensibilidade nas questões de prevenção desta ocorrência.

Pergunto, como temos dinamizado as questões da prevenção de UPP no nosso local de trabalho?
O objectivo da prevenção não é apenas manter a integridade cutânea, mas sobretudo desenhar um plano de cuidado centrado na pessoa! Naquela pessoa, a que está em risco.
Implica que todos façamos parte do processo: nós, a pessoa, os cuidadores…

Podemos utilizar todo o tipo de avaliações de risco conhecidas, mas sem educar as pessoas, os profissionais de saúde e cuidadores, qualquer projecto de prevenção não será bem sucedido.

Por isso, hoje, dia 15 de novembro, dia Mundial do Stop às UPP, que seja possível divulgarmos a iniciativa, alertando de que, todos temos que fazer parte do processo, e que, prevenir a ocorrência de UPP é, antes de mais, um processo de cuidados de saúde centrados na pessoa.
Diana Sousa
Enfermeira
UM DIA SERÁS TU O DOENTE!

#umdiaserastuodoente

1 comentário:

  1. Olá
    Excelente post e...obrigado pelo folheto. ;-)
    Da minha prática e da ligação a estas questões do Risco Clínico, por vezes sou levado a pensar que uma Úlcera por Pressão, é encarada como um problema de «somenos importância»...
    E este problema deverá ser objecto de reflexão de todos, pois o facto de uma pessoa entrar no hospital com a pele íntegra e sair de lá com uma «escara de decúbito», não pode ser «Normal»!
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar