À
medida que a geração dos “baby boomer” envelhece, os hospitais recebem cada vez
mais doentes idosos nos seus Serviços de Urgência (SU) - de acordo com os dados
CDC, 1 em cada 6 visitas ao SU foram feitas por uma pessoa idosa em 2013.
"É
um lugar terrível para se estar se você é mais velho, porque os idosos são mais
propensos a infecções e delírios. Além disso, as tácticas agressivas geralmente
usadas no SU não podem realmente prolongar as suas vidas.” Afirma Corita
Grudzen, médica especializada em emergência médica do NYU Langone
Medical Center.
Por
causa da grande quantidade de pessoas mais velhas que chegam aos SU em todo o
país (EUA), os hospitais estão a começar a adaptar os seus Serviços para se
tornarem mais “amigáveis” para
os idosos.
Estas
são duas intervenções que os hospitais
implementaram para tratar melhor os doentes idosos no SU.
1. Triagem para consultas de cuidados
paliativos.
Uma ferramenta de triagem chamada P-CaRES
é utilizada pelos clínicos respondendo a um conjunto simples de perguntas. Essas
perguntas permitem assinalar os doentes que podem beneficiar de uma consulta de
cuidados paliativos. "Ter essa conversa no SU, que é o ponto de entrada
para o hospital, é vital. Esta abordagem pode ajudar a reduzir o sofrimento e colocar
os doentes onde eles podem receber um atendimento melhor e mais adequado”, afirma
Kalie Dove-Maguire, uma médica que usa esta ferramenta no UCSF Medical
Center.
2. Criar uma sala de emergência geriátrica
separada.
Já muitos hospitais implementaram salas de urgência dedicadas exclusivamente a
doentes geriátricos. Estas salas estão geralmente dotadas com clínicos especialmente
treinados para diagnosticar e cuidar de pessoas mais velhas. Embora estas salas
geriátricas variem de hospital para hospital, o American College of Emergency Physicians estabeleceu normas de orientação (Geriatric Emergency DepartmentGuidelines) que oferecem orientações para o pessoal, equipamentos,
educação, políticas e procedimentos para os Serviços de Urgência.
Estas
são apenas duas formas de aumentar a Segurança do Doente nos Serviços de
Urgência. Temos muito que aprender.
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