quarta-feira, 13 de novembro de 2019

10º Aniversário do Grupo de Indicadores, Auditoria e Risco Clínicos (GIARC) (#SD363)

O Grupo de Indicadores, Auditoria e Risco Clínicos (GIARC), comemorou o seu 10º aniversário no dia 12 de Outubro de 2019.

 

Sempre com o foco na Qualidade Clínica e na Segurança do Doente no Centro Hospitalar de Setúbal, o GIARC conta actualmente com 116 gestores de risco clínico em todos os serviços.

Com o lema “Segurança do Doente” o grupo aponta como objectivo a redução de riscos e danos desnecessários relacionados com os cuidados de saúde dos utentes para um mínimo aceitável. Se em 2009 foram registados 68 relatos de incidente em 2019 são já 585.

O GIARC, através da monitorização destes dados, consegue alertar os profissionais do CHS para a implementação de medidas correctivas para que os mesmos não voltem a repetir-se.

Entre outras iniciativas, decorreu, na Sala de Sessões do Hospital de São Bernardo, uma sessão comemorativa onde foi apresentada uma resenha histórica da actividade do grupo ao longo de uma década.    

Actualmente o GIARC é constituído pelos seguintes elementos: Dr.ª Ermelinda Pedroso; Enf. Fernando Barroso; Dr.ª Bárbara Lobão; Enf.ª Diana Sousa; Dr. João Mangualde; Dr.ª Lúcia Parreira; Enf. Luís Caldas; Dr.ª Cristina Lourenço; Enf.ª M.ª Jesus Bernardo; Enf. Pedro Contreiras; Dr.ª Rita Ricardo e Enf.ª Teresa Lopes.



A todos quantos contribuíram para esta caminhada, o meu muito obrigado.

Fernando Barroso

UM DIA SERÁS TU O DOENTE!

#segurancadodoente

2 comentários:

  1. Olá
    Parabéns pelo aniversário, parabéns pelo trabalho desenvolvido e votos que continuem a contribuir para a Segurança do Doente.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Excelente trabalho que nos motiva a fazer mais e melhor.

    ResponderEliminar