Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 8 de junho de 2013

4º Congresso Internacional dos Hospitais

Por: Enfermeiro César Borges, co-autor do Poster vencedor

O  poster vencedor (http://www.apdh.pt/sites/apdh.pt/files/Auditoria_Armazenamento....pdf) do 4º Congresso Internacional dos Hospitais que decorreu em Lisboa a 7, 8 e 9 de Novembro de 2012 (http://www.apdh.pt/4cih), surge como corolário de um trabalho de avaliação final do Curso, Segurança do Doente: da qualidade e segurança à excelência clínica que terminou no Porto no passado mês de Outubro de 2012 (http://www.apdh.pt/sites/apdh.pt/files/Programa_2.pdf) e que foi realizado sob os auspícios da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar em colaboração com a ARS-Norte.

Este trabalho foi realizado por César Borges, Enfermeiro Chefe no IPO-Porto, Dr.ª Elsa Ramos Assessora na ARS-Norte, Dr.ª Maria Cabral, Administradora Hospitalar na ULS de Matosinhos e pelo Dr. Renato Sousa, Técnico Responsável no Serviço de Radiologia do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Pretendíamos com este trabalho fomentar a transdisciplinaridade na Auditoria, aferindo-se as sensibilidades dos diferentes profissionais nela envolvidos. A Metodologia utilizada teve por base a «técnica» Plan, Do, Check e Act , sendo que o Problema Identificado foi a necessidade de avaliar o circuito do medicamento em Unidades Prestadoras de Cuidados de saúde do SNS com o sistema Kaizen Implementado. O trabalho desenvolvido permitiu a implementação de uma metodologia que contribuiu para a melhoria contínua, demonstrou a necessidade de monitorizar a implementação dos novos métodos de trabalho e constituiu-se como uma oportunidade de melhoria no desenvolvimento e produção de Conhecimento em Saúde, nomeadamente através da análise, interpretação e integração no processo de decisão, dos conteúdos das matérias da Formação realizada.

A criação deste instrumento de avaliação, consubstanciado no Poster aqui referido, permite evoluir no sentido da melhoria contínua relativamente ao circuito do medicamento, nas fases de armazenamento, acondicionamento e administração, constituindo-se como um contributo decisivo para a Segurança do Doente.

Pode ainda "observar" a evolução deste trabalho através deste PowerPoint descritivo.
César Borges
Elsa Ramos
Maria Cabral
Renato Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário