Hoje, após um pedido formal, realizei
num Serviço um “simulacro de auditoria” na presença da Diretora do Serviço, do
Enfermeiro Chefe e de mais 3 Enfermeiros (Com responsabilidades em diferentes áreas:
Apoio à Gestão, Gestão do Risco e Elemento de Ligação à Qualidade).
Esta é uma estratégia
que, apesar de simples, não deve ser desprezada.
É certo que não é possível “preparar” uma auditoria de
reacreditação de uma Instituição “de véspera”. Se o trabalho não estiver
previamente feito, se as boas práticas de melhoria contínua da qualidade não
estiverem presentes, é certo que nada irá resolver o problema. Mas esse não foi
o objetivo.
O objetivo deste “simulacro” é obter uma visão diferente (e
preparada) daquilo que pode ocorrer durante a auditoria real. No fundo, é pedir
a alguém “de fora” (de preferência com formação em auditoria) que nos coloque
algumas perguntas difíceis. Que nos retire da nossa zona de conforto e nos faça
refletir.
Alguns dos tópicos
abordados (e algumas sugestões de resposta):
- Reunião de auditoria inicial com base nas normas e critérios estabelecidos.
- Demonstrar conhecimento dos temas questionados e dos documentos institucionais em vigor (quer dos do Serviço quer dos documentos transversais à Instituição);