domingo, 5 de julho de 2020

O que fazer a seguir? | #SD390

Photo by Nick Fewings on Unsplash

O que fazer a seguir?

Temos por vezes a ideia preconcebida de que temos pouco controlo sobre o que fazer a seguir. Cada vez mais tenho a certeza de que não é assim.

O momento actual pede ainda mais o nosso foco na segurança do Doente e dos profissionais e temos de estabelecer uma prioridade relativamente aos próximos passos.

Uma forma de responder à pergunta inicial é com aquilo que é mais importante no momento, e isso varia com cada um de nós.

 

O meu Serviço (Consultas Externas) continua em mudança com a necessidade de nos reinventarmos relativamente ao que estávamos habituados a fazer.

Nas últimas semanas voltámos a fazer formação em serviço (3 sessões para Enfermeiros, Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos) e explorámos um tema pouco habitual – Atendimento ao Publico.

Com a pressão das medidas de prevenção COVID, a forma como recebemos e falamos com os nossos doentes é cada vez mais importante.

É natural que surjam duvidas e conflitos à medida que implementamos (e mudamos) as regras de funcionamento.

O nosso processo de acolhimento teve de ser reorientado, eu diria mesmo, reinventado. E para que o processo seja bem implementado, o componente humano tem de estar reparado e pronto a responder.

Também implementamos um novo inquérito epidemiológico a todos os doentes à entrada no Serviço. Fazê-lo com o mínimo de perturbação no fluxo de acolhimento do doente, e com o mínimo de tempo de espera é um desafio.

Esta semana irei questionar os doentes sobre a sua perceção sobre o novo processo.

- Compreende o objectivo do inquérito?

- Há alguma sugestão que queira fazer?

São perguntas simples, mas logo vos contarei o resultado.


E tu, o que vais fazer a seguir para a Segurança do Doente?


Fernando Barroso

UM DIA SERÁS TU O DOENTE!
#segurancadodoente

Sem comentários:

Enviar um comentário