sábado, 27 de junho de 2020

Como Marcar a Transição da Equipa para o pós-COVID | #SD389

Photo by Perry Grone on Unsplash


Eu sei que é no mínimo polémico falar em "pós-COVID", mas as nossas vidas tem de continuar e devemos o mais rapidamente possível aceitar o "novo normal".

Foi com base neste princípio que, no meu Serviço, realizámos uma reunião/formação de Equipa em que o tema foram os sentimentos e experiências vividas durante o período da pandemia.

Para contextualizar um pouco importa explicar que, de um momento para o outro, a equipa de enfermagem do meu Serviço foi dividida em 3 grupos:
  • As colegas que foram seleccionadas para irem reforçar outros serviços do Centro Hospitalar;
  • As colegas que ficaram no Serviço e asseguraram a continuidade da actividade do Serviço;
  • As colegas que estavam/ficaram ausentes por diversos motivos.
Não é fácil descrever os sentimentos que todos vivenciamos durante este período; Incerteza do que poderíamos esperar. Medo de que nos afectasse directamente ou à nossa família. Coragem e resiliência para fazer "o que tinha de ser feito"

Estes foram apenas alguns dos sentimentos que todos sentimos e com os quais tivemos de aprender a viver.

A nossa reunião foi realizada na primeira semana a seguir a um marco que tínhamos estabelecido em comum. Que todas as colegas que iam sair do Serviço voltassem ao nosso serviço novamente. Esta foi uma promessa cumprida e só assim poderíamos continuar em frente e reforçar o nosso sentimento de equipa e de pertença ao Serviço.

A reunião foi muito simples, mas carregada de significado e partilha. De forma sincera todos partilhámos os nossos sentimentos, experiências (boas e más) e as estratégias desenvolvidas de apoio mútuo.

Ao proporcionar este momento conseguimos estabelecer um marco. Passou a existir um "antes" e um "depois", num período muito difícil para todos.

É claro que todos percebemos que o COVID-19 não desapareceu, e que temos de desenvolver estratégias de prevenção interna que garantam a Segurança do Doente e a Segurança dos Profissionais, mas com esta experiência, conseguimos "arrumar" um período extremamente desafiante para todos, e ter esperança no futuro.

Obrigado Equipa. Vocês são todas fantásticas!
Vamos continuar.

Fernando Barroso

UM DIA SERÁS TU O DOENTE!
#segurancadodoente

Sem comentários:

Enviar um comentário