quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Porque é que os Jornalistas não entrevistam Enfermeiras? Nós perguntámos-lhes? | (#SD332)


Porque é que os Jornalistas não entrevistam Enfermeiras? Nós perguntámos-lhes?

Texto original de Diana J. Mason e Barbara Ann Glickstein, publicado a 08 de Janeiro de 2019 no Centerfor Health Journalism

Quando foi a última vez que você entrevistou uma enfermeira para uma reportagem sobre algo que não fosse falta de recursos humanos ou centrado na prática?

Não se lembra? A maioria dos jornalistas de saúde diria o mesmo. 

Recentemente, publicamos um estudo sobre a representação dos enfermeiros nos media e descobrimos que eles foram citados como fontes em apenas 2% das histórias.

A maioria destes artigos era sobre aspectos específicos da prática de Enfermagem ou outro tópico relacionado com os recursos humanos de enfermagem. Os enfermeiros nunca foram citados como fontes em histórias centradas na política de saúde e raramente no negócio da assistência de saúde, apesar de existirem Enfermeiras em posições políticas no governo e estruturas governamentais ou responsáveis por supervisionar a maior proporção do orçamento de uma instituição de saúde.

O nosso estudo repetiu um estudo de 1997 sobre enfermeiras e serviços noticiosos encomendado por Nancy Woodhull, editora fundadora do USA Today, que estava preocupada com a representação das mulheres nas redacções e nas notícias. Conduzido na Universidade de Rochester, o estudo examinou todas as notícias de saúde publicadas pelos principais jornais nacionais e regionais, juntamente com notícias semanais e publicações comerciais (…).

Para a nossa versão do estudo, fizemos uma parceria com o Berkeley Media Studies Group para amostrar aleatoriamente as mesmas publicações e descobrimos que não houve melhoria na representação dos enfermeiros nos meios de comunicação de saúde nos últimos 20 anos. Embora as mulheres sejam há muito sub-representadas nas notícias, os números estão a aumentar - as mulheres foram utilizadas como fontes da noticia em 26% das notícias em 2015, contra 17% em 1997.

Então, queríamos descobrir o porque do maior grupo de profissionais de saúde - 90% dos quais são mulheres - permanecer invisível nas notícias de saúde, apesar do crescente número de enfermeiros com mestrado e doutoramento que são investigadores financiados (…), administradores executivos e clínicos especializados.
Entrevistamos 10 jornalistas de saúde sobre as suas experiências na utilização de enfermeiros como fontes para os seus artigos e encontramos um consenso em torno dos seguintes temas:

1. Os jornalistas e as redacções geralmente têm visões tendenciosas sobre as mulheres, a enfermagem e sobre cargos de autoridade na área da saúde.

Isto inclui ter que justificar o uso de enfermeiras como fontes aos editores supervisores que querem citar “doutores rock star”. A maioria das redacções continua a usar um estilo (AP Stylebook), que permite o uso de M.D. (Medical Doctor) após o nome de um médico, mas não o RN (Registered Nurse) após o nome de uma enfermeira. Se o director de um hospital for um médico, você saberá disso pelo Dr. antes ou pelo M.D. depois do seu nome; Se o director é uma enfermeira, você provavelmente não saberá disso. Por que é importante saber num caso, mas não em outro?

2. Os jornalistas disseram-nos que não entendiam completamente aquilo que os enfermeiros fazem.

Eles não são os únicos. Até mesmo muitos médicos não entendem a amplitude do conhecimento e competência que os enfermeiros têm, e nem sempre fomos muito bons a explicá-lo. Um jornalista que entrevistamos descobriu que os enfermeiros que trabalham com pessoas com diabetes são excelentes fontes sobre o que é preciso para as pessoas gerirem melhor os cuidados necessários com a sua diabetes - mas isto foi uma exceção.

3. O responsável pelas relações públicas de organizações de saúde e universidades nunca recomenda uma enfermeira para a entrevista de um repórter.

Às vezes, a equipa de relações públicas não fornece uma enfermeira, mesmo quando um repórter solicita uma. Claramente, há trabalho a ser feito com a educação do pessoal de relações públicas, bem como com os directores e outros líderes em cuidados de saúde, sobre o conhecimento que os enfermeiros têm a oferecer. Uma jornalista que cobre problemas cardíacos disse-nos que ela contacta com uma enfermeira especialista num departamento de cardiologia de um hospital para obter informações e descobrir as nuances da história. Mas ela nunca pode citar a enfermeira porque o director médico do serviço cardíaco é um daqueles "doutores rock star" que insiste que apenas ele pode falar com os Jornalistas.

4. A enfermagem não é experiente com os media.

Os jornalistas disseram-nos que quase nunca recebem “comunicados de imprensa” de associações de enfermagem ou revistas de enfermagem sobre algo novo ou cuidados de enfermagem inovadores. Os enfermeiros, de forma individual, podem não responder a um pedido de entrevista em tempo útil ou podem querer permanecer anónimos. Portanto, há muito que a própria enfermagem precisa de abordar.

Gostaríamos de lembrar aos jornalistas de saúde que: "Se você não está a entrevistar uma enfermeira, pode estar a perder a melhor parte da história." As enfermeiras trazem perspectivas únicas sobre as experiências de doentes e familiares com a saúde, doença e cuidados de saúde. Muitos enfermeiros sabem muito bem o impacto que a saúde e a política social podem ter na vida das pessoas. E eles sabem o que é necessário para transformar um sistema de saúde disfuncional.

O nosso conselho? (para os jornalistas)
Primeiro, discuta esses estudos na sua redacção e reflicta sobre os seus próprios relatórios.
Segundo, conheça as associações de enfermagem da mesma forma que conhece as associações médicas. Existem inúmeras associações de enfermagem gerais, especializadas ou étnicas, e a maioria pode ajudá-lo a encontrar a enfermeira certa para a sua história.
Terceiro, insista para que as equipas de relações públicas de uma universidade, (…) escola de enfermagem ou de uma instituição de saúde encontre uma enfermeira para entrevistar.
Finalmente, saiba que quando uma enfermeira não responde ao seu pedido de entrevista, muitas outras estão prontas para responder.

O texto acima é um texto original de Diana J. Mason e Barbara Ann Glickstein, publicado a 08 de Janeiro de 2019 no Center for Health Journalism, e foi traduzido por Fernando Barroso para que mais facilmente possa alcançar as Enfermeiras e Enfermeiros portugueses. Todos somos responsáveis.
Fernando Barroso

UM DIA SERÁS TU O DOENTE!

#umdiaserastuodoente

6 comentários:

  1. Olá
    Excelente artigo; obrigado!
    Um tema que entendo deve fazer parte da Agenda da Ordem dos Enfermeiros!
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Olá outra vez...
    Parece que a revista Visão desta semana, teve conhecimento deste post...:-)
    Ainda bem, digo eu.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva meu caro Amigo.
      Também vi a capa da revista esta manhã. Ainda não comprei mas assim que consiga é o que vou fazer. Como vês, este "blog" é muito à frente... Um abraço.

      Eliminar
  3. Olá Fernando...
    Não tenho qualquer dúvida disso, por isso o frequento ;-)
    Abraço e continua este teu excelente trabalho!
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado por mais esta assertiva partilha com que nos habituaste!!
    Abraço
    Márcia Pacheco(Açores)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, Ainda bem que gostaste. É muito importante passar esta mensagem e fazer ouvir a nossa voz.

      Eliminar