terça-feira, 17 de julho de 2018

Livro - Onde Falham os Médicos | David Newman (SD#299)

Onde Falham os Médicos | David Newman

O título deste livro pode ser enganador. Ao contrário do que possa parecer o autor não pretende diminuir a classe Médica, da qual aliás faz parte, mas sim discutir de forma clara e sem receios a necessidade dos médicos e de todos nós compreendermos os limites da medicina e o reconhecimento dos enormes mistérios que ainda envolvem a maioria das doenças com que nos confrontamos.

São inúmeros os exemplos apresentados de forma fundamentada, mas clara, mesmo para os leigos. A segurança do doente está implícita em cada página. 

Para mim ficou um reafirmar do efeito da “resposta significativa” que o médico e todos os profissionais de saúde devem procurar promover nos seus doentes.

Quando a ciência já não consegue ser útil ou positiva a um doente não devemos negar a esperança nem deixar de reconhecer na mente e vontade humana o potencial da cura que efetivamente tem.

Assisti mais vezes do que admito, a respostas fantásticas e emotivas de doentes, a quem apenas administrei carinho, atenção e escuta activa. Inúmeras vezes a resposta era mais positiva que uma dose elevada de medicamentos.

Afirma David Newman
“Quando médicos e doentes investirem no contacto humano, acreditarem no toque físico e na palavra, e praticarem o conselho e a parceria, eliminaremos o fardo de exames sem sentido, de raios x desnecessários e de comprimidos espúrios
Os aumentos descomunais nos gastos em tecnologia que não melhoram a saúde cessarão e a evidência concreta dos benefícios orientará as atribuições de verbas. As expectativas serão mais fundamentadas a saúde melhorará e as necessidades diminuirão, os tempos de espera serão mais curtos, o tempo será mais longo e seremos curados uns pelos outros. Seremos “médicos” e seremos “doentes”.

Sem dúvida um livro que recomendo a todos. Médicos e Doentes.



Um dia seremos um dos dois. Um dia com toda a certeza
TU SERÁS O DOENTE.


Fernando Barroso
UM DIA SERÁS TU O DOENTE!

#umdiaserastuodoente

1 comentário:

  1. Olá
    «Pessoas», que estão doentes, muito mais do que «casos clínicos».....
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar