sábado, 5 de agosto de 2017

Água quente ou fria? Qual deves usar para lavar as mãos? | SD262

Quando lavas as tuas mãos, que temperatura de água preferes? Quente ou fria?
E será que a tua escolha afecta a remoção de bactérias durante a higiene das mãos?
De acordo com um estudo realizado por investigadores da Rutgers University-New Brunswick a água fria é tão eficaz quanto a água quente a remover bactérias nocivas.

Para a realização deste estudo, os investigadores colocaram altos níveis de bactérias nocivas nas mãos de 21 participantes várias vezes, ao longo de um período de seis meses.

Os participantes lavaram então as mãos com água com temperaturas de água entre os 15 e os 38°C usando volumes de sabão de 0,5 ml, 1 ml ou 2 ml.

O estudo mostra que a temperatura da água - tão alta como 38ºC e tão baixa como 15ºC - não teve um efeito significativo na redução de bactérias durante a higiene das mãos. Além disso, os investigadores não encontraram diferença entre a quantidade de sabão usada para reduzir as bactérias.

No entanto, são necessárias pesquisas adicionais para determinar quanto e qual o tipo de sabão que mais afecta a remoção de bactérias das mãos.

Mas este estudo conclui ainda outro facto:

Uma lavagem de 30 segundos (20s de lavagem e 10s a enxaguar as mãos) com sabão normal produziu uma significativa redução na contagem média de colónias de bactérias em comparação com uma lavagem com uma duração de 15 segundos.

Os resultados de vários outros estudos indicaram que um tempo de lavagem mais longo pode proporcionar um maior benefício de redução microbiana.

Por outras palavras, vale mesmo a pena demorar um pouco mais a lavar as suas mãos. E isso sim, pode fazer a diferença.


Sem comentários:

Enviar um comentário