sexta-feira, 12 de maio de 2017

Sou Enfermeiro por causa de ti. Obrigado - SD253

Hoje, Dia Internacional do Enfermeiro quero deixar aqui o meu agradecimento e homenagem a todos quantos contribuíram para que eu seja hoje o Enfermeiro que sou. Sou Enfermeiro, mas não o consegui sozinho. 

Sou Hoje o Enfermeiro que sou em primeiro lugar pelo exemplo.
A minha mãe, Enfermeira Mileu,  foi o meu 1.º exemplo. Humanidade, humildade, serviço, rigor e profissionalismo. Era impossível não ver ou ouvir esse exemplo.

Mas foram muito os Enfermeiros e Enfermeiras no meu caminho.
Permitam-me referir aqueles de que me lembro pelo nome.

Os meus Enfermeiros Professores. Com eles aprendi os fundamentos e a postura: Graça Pereira, Eduardo, Fátima, Vidinha e todos os meus queridos colegas de turma (para sempre no meu coração)

Os meus Enfermeiros-Directores (com todas tenho uma dívida de gratidão pelas oportunidades que me foram concedidas e às quais tentei corresponder sempre com profissionalismo): Enf.ª Josefa Martins, Enf.ª Violante Nunes, Enf.ª Olga Ferreira e Enf.ª Carla Mendes.

Os meus Enfermeiros Chefes de Serviço. Com todas aprendi e a todas devo parte significativa do meu crescimento: Olga Ferreira, Hortense Cotrim, Teresa Bailão, Cristina Arrábida, Duarte Costa.

Os meus Colegas Enfermeiros e Enfermeiras. Com todos eles passei centenas de horas de trabalho e profunda partilha. Rimos e choramos juntos muitas vezes. Também nos zangamos mas soubemos sempre reconciliar-nos.
Crescemos todos de formas diferentes, mas eu não seria certamente quem sou sem o exemplo e partilha que vivi com cada um de vós. Não vou conseguir lembrar-me do nome de todos (desculpem-me), normalmente lembramos aqueles que, de uma ou outra forma, mais nos impactaram:

Serviço de medicina: Enfermeiras(os) Salsinha, Cid, Idaulina, Augusta, Jacinto, João Conceição, Fernanda, José Zeferino, Fátima Pinto (e restantes colegas)

Ortopedia (Piso 1): Enfermeiro José Roseiro (e restantes colegas)

Bloco Operatório do HOSO: Enfermeiras(os)  Leonor Sanches, Guida Galrão, Oliveirinha, Rainhard (devo estar a escrever mal) (e restantes colegas)

UCI: Enfermeiras(os) Fátima Caeiro, Fátima Pinto, Júlia Flores, Carla, Helena Ribeiro, Vítor Marques, Ana Paula Martinez, Mª Jesus Bernardo (e restantes colegas)

Escola Superior de Saúde: Enfermeiras(os) Lucília Nunes, Alice Ruivo, Paula Leal, Lino (e restantes colegas)

Consultas Externas: Enfermeiras Paula Récio, Alice Fitas  (e restantes colegas)

Departamento de Psiquiatria: Enfermeiras Fernando Trindade, Aida Simões (e restantes colegas)

Urgência Geral: Enfermeiras Lurdes Leandro, Vanda Silva (e restantes colegas)

Mas não são apenas os enfermeiros que me "construíram". Tenho para com outros profissionais uma enorme consideração. Aqui deixo também o meu reconhecimento ao Dr. Valente Fernandes, um verdadeiro exemplo de dedicação, profissionalismo e humanidade.
O meu reconhecimento e agradecimento também aos Auxiliares de Acção Médica que sempre estiveram ao meu lado com o seu auxílio, exemplo e dedicação: Sr. Tomé, D.ª Helena, D.ª Luísa, D.ª Isabel (e muitos outros).

Também sempre presente, “os meus Doentes. Não refiro nomes, até porque sou sincero e assumo que não me recordo da maioria dos nomes, mas lembro-me de muitas faces e acima de tudo de muitas palavras simples. Ouvi muitas vezes um "obrigado", sincero, quase sempre inesperado mas quase sempre emocionado.
Eu engolia em seco (um enfermeiro não chora) e dizia que "não era nada", que era a minha "obrigação", mas todos sabemos que não estamos lá apenas por obrigação.

Sou o Enfermeiro que sou por causa de vocês.

A TODOS o meu sincero obrigado

2 comentários:

  1. Parabéns Sr. Enfermeiro... é gratificante o seu obrigado para com os seus colegas. Devia de haver mais profissionais com a sua humildade. Deus o proteja

    ResponderEliminar