sábado, 15 de outubro de 2016

O Desafio das IACS, Segurança do Doente, Custos e Contratualização

A convite da Comissão Organizadora e Científica do XI Encontro de Enfermagem do Centro Hospitalar de Leiria, efectuei a comunicação “Desafios para os Enfermeiros, inserida na mesa IACS: Reflectir para Intervir (que partilho no fim).

Esta foi uma mesa muito interessante, com a participação do Dr. Jorge Varanda, que nos presenteou com a sua experiência de gestão dos serviços de saúde, e de como essa influência (da gestão) pode ser determinante para o sucesso das acções futuras no âmbito do controlo de infecção. A sua apresentação “O custo das IACS… Bem mais que euros…” colocou o foco no custo directo e indirecto das IACS, e apontou caminhos possíveis.

Participou também nesta mesa a Dr.ª Sofia Mariz, da ACSS com uma interessante apresentação intitulada “E depois de Julho! A mudança ou a evolução?”
que tratou o tema da contratualização dos hospitais, temdo em conta a importante alteração que se avizinha. Fazer depender parte do financiamento dos hospitais do alcançar (ou não) de indicadores de segurança do doente, nomeadamente dos que constam do (ainda pouco famoso) Índice de qualidade PPCIRA - Despacho n.º 3844-A/2016 (podem ler mais sobre este documento neste post do blog “Controlo de Infecção em Portugues”)

A minha apresentação “Desafios para os Enfermeiros” foi um misto da história (a minha) de presente, e da minha visão dos desafios mais próximos…
Fica aqui a partilha da mesma. Espero que gostem.


Aos Colegas (amigos) do CHL, um muito obrigado pelo convite e pela oportunidade. Parabéns pelo vosso trabalho.

Que outros desafios achas que se colocam? 
Deixa os teus comentários.
Partilha esta informação com os teus contactos ou redes sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário