quinta-feira, 11 de junho de 2015

Segurança do Doente / Patient Safety

Depois de superadas as 40,000 visualizações (e por isso vos estamos muito agradecidos) optamos por fazer uma mudança.

A mudança é no nosso nome: Segurança do Doente / Patient Safety

Fazemos esta mudança de forma consciente assumindo a abrangência de um conceito maior.

Para a OMS a definição mais simples de segurança do doente/paciente “é a prevenção de erros e eventos adversos dos doentes/pacientes, associados aos cuidados de saúde. Enquanto os cuidados de saúde se têm tornado mais eficazes, também ficaram mais complexos, com uma maior utilização de novas tecnologias, medicamentos e tratamentos. Os serviços de saúde tratam doentes/pacientes mais idosos e mais doentes, que muitas vezes se apresentam com co-morbilidades significativas que exigem decisões cada vez mais difíceis quanto às prioridades na saúde. O aumento da pressão económica sobre os sistemas de saúde, muitas vezes leva a ambientes de cuidados de saúde sobrecarregados.”

Gostamos também da definição de LindaEmanuel (et.al), que nos diz que “a segurança do doente/paciente é uma disciplina no sector dos cuidados de saúde que aplica métodos científicos de segurança com o objectivo de alcançar um sistema confiável de prestação de cuidados de saúde. A segurança do doente/paciente também é um atributo dos sistemas de cuidados de saúde; ele minimiza a incidência e o impacto de, e maximiza a recuperação dos, eventos adversos.

Poderíamos aqui partilhar e debater outras definições, mas na sua essência todas se referem ao acto de cuidar em segurança.

É a partilha desse conhecimento e experiência feita, desse caminho percorrido que temos feito desde o primeiro dia, desde o primeiro “post” a 04 de Fevereiro de 2011.
E é isso que continuaremos a fazer.
Uma vez mais obrigado a todos por nos lerem e espalharem a “Segurança do Doente/Paciente”

2 comentários:

  1. Olá
    Parabéns pele efeméride, obrigado por existir este blog e votos de êxitos para esta nova etapa. Os doentes agradecem-no...

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar