quarta-feira, 6 de maio de 2015

I WorkShop de Auditoria Clínica

WorkShop de Auditoria Clínica
Uma Ferramenta para a Qualidade dos Cuidados.
Dias 23 e 30 de Maio de 2015 (das 09:00 às 13:00h)
Local da Formação: Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Setúbal (mapa)
Formador: Fernando Barroso

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO  - INSCRIÇÕES ATÉ 21 DE MAIO DE 2015
(ver aqui o PROGRAMA)

A Auditoria é uma ferramenta indispensável que permite identificar as lacunas e dificuldades que devemos ultrapassar para melhorar a qualidade dos cuidados que prestamos aos nossos Utentes ou a qualidade dos processos de trabalho.

A Auditoria permite também quantificar quais as ações/intervenções correctamente efetuadas e quais as que necessitam de um plano de ação para melhorar.

Com esta metodologia é possível integrar os conhecimentos recolhidos numa estratégia de melhoria contínua. O ciclo de auditoria, aplicado de forma sistemática, garante uma melhoria contínua e evidente em todos os Serviços/Unidades onde é aplicado.

Este workshop demonstra como, de forma simples, é possível desenvolver e aplicar um plano de auditoria, baseado dos procedimentos ou normas de orientação que já possui.

OBJECTIVOS:
Conhecer os principais componentes da preparação, planeamento e execução de uma auditoria;
Desenvolver uma “grelha de auditoria” de forma simples e prática.
Efectuar um teste real (uma auditoria) com a grelha elaborada.
Apresentar os resultados do teste em sala de formação.
Preparar um “Plano de Auditoria” para o seu Serviço/Unidade/Grupo/Comissão.

DESTINATÁRIOS:
Enfermeiros, Médicos, Professores, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Técnicos Superiores, Técnicos Superiores de Saúde.

O Workshop é realizado em dois momentos (ver aqui o PROGRAMA).

1º DIA
Componente teórica (2h) + Componente prática (2h).
No final do primeiro dia todos os participantes ficam capacitados para construírem a sua grelha de auditoria. Esta grelha deverá ser testada na semana seguinte e os seus resultados apresentados no 2º dia de formação.
Durante a semana, cada formando (ou grupo de formandos) pode remeter a grelha de auditoria ao formador para validação e orientação.

2º DIA
Componente prática (3h) + Componente teórica (1h)
Os participantes (de forma individual ou em grupo) têm 15 minutos para apresentar sumariamente a grelha criada, os resultados da auditoria efetuada e o plano de ação resultante.
São esclarecidas dúvidas e corrigidos os aspetos necessários de forma partilhada.

MATERIAL DE APOIO:
Cada participante receberá um "Manual de Formação" (+/- 50 páginas) com toda a informação de que necessita para iniciar a aplicação prática da formação que vai receber, um “Modelo Base” de: Grelha de Auditoria, Relatório de Auditoria e Grelha de Plano de Ação.

Preço: 40,00

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO  - INSCRIÇÕES ATÉ 21 DE MAIO DE 2015

Para qualquer esclarecimento adicional, por favor contacte – Fernando Barroso através do e-mail faustobarroso@gmail.com .
Muito Obrigado e até breve!

4 comentários:

  1. Olá
    Excelente iniciativa.
    Parabéns.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Já enviei inscrição, mas como sou novo no local onde trabalho, não tenho o tal documento. Mas quero realizar na mesma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,
      Eu mesmo vou ajudá-lo a encontrar um documento que lhe faça sentido e seja útil para o seu local de trabalho. Nos próximos dias irei contactá-lo por telemóvel.

      Eliminar