sábado, 9 de agosto de 2014

Sabia que a utilização de luzes intermitentes pode aumentar a taxa de adesão à higiene das mãos?

A taxa de adesão à higiene das mãos duplicou num hospital, após colocação de luzes vermelhas intermitentes junto dos dispensadores de desinfetante das mãos, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Infection Control.
A taxa de adesão inicial foi de 12,4%, determinada através de uma observação dissimulada de oito dispensadores de Solução Aquosa de Base Alcoólica (SABA) colocados perto da entrada principal do hospital.
Em seguida, as luzes vermelhas foram colocadas em quatro dos oito dispensadores e a observação das práticas de higienização das mãos foi retomada, em dois ciclos em Janeiro e Abril de 2013.
Os investigadores verificaram que a utilização da luz vermelha aumentou a conformidade para 23,5% no tempo frio e para 27,1% durante o tempo quente.

No geral, a taxa média de cumprimento aumentou para 25,3%.

Os autores do estudo concluíram "Nós colocamos a hipótese de que a nossa intervenção chamou a atenção para os distribuidores, que em seguida lembrou os funcionários e visitantes para a importância da lavagem das mãos".

Clique no link abaixo para ter acesso ao estudo completo do American Journal of Infection Control - A study of the efficacy of flashing lights to increase the salience ofalcohol-gel dispensers for improving hand hygiene compliance

Outros recursos interessantes sobre este tema:
Apresentação Power-Point com diferentes abordagens à monitorização da higiene das mãos – ExploringNew Developmentsin Hand Hygiene

Fernando Fausto M. Barroso

1 comentário:

  1. Olá
    Estas conclusões fazem-me lembrar, em certa medida...Pavlov e as suas experiências.
    Cumps
    Augusto

    ResponderEliminar