domingo, 22 de junho de 2014

5 Ferramentas para observação do cumprimento da Higiene das Mãos

A seguir indicamos cinco ferramentas para ajudar as organizações de saúde a observar e documentar o cumprimento da higiene das mãos.

1. A OrganizaçãoMundial da Saúde oferece um formulário de observação livre, para download, que inclui uma tabela de cálculo de conformidade básica, bem como recomendações gerais para uma observação eficiente da higiene das mãos. Pode ainda encontrar todo o material em português no microsite do PPCIRA da DGS no item “Campanha de Precauções Básicas”

2. O  IndianaState Department of Health’s disponibiliza uma ferramenta de observação da higienização das mãos que inclui instruções detalhadas para a equipa de controlo de infecção e pessoal designado para atuar como observadores. Ela permite efectuar 30 observações separadas.

3. O Johns Hopkins Medicine desenvolveu duas ferramentas para ajudar as organizações a observar e documentar o cumprimento da realização da higiene das mãos. Uma inclui quatro regras para a realização de observações da higiene das mãos, e a outra ferramenta permite mais detalhes, como o tipo de quarto e tipo profissional de saúde.

4. A empresa GOJO oferece um formuláriode observação da higienização das mãos adaptável para centros de cirurgia de ambulatório.

5. A Park Nicollet Hospital, em St. Louis Park, Minnesota, oferece uma ferramentade observação que apresenta uma auditoria básica da adesão à higienização das mãos.

Basta clicar nos link’s existentes no texto para ter acesso a todas as ferramentas.
Fernando Fausto M. Barroso

1 comentário:

  1. Olá
    Mais um post de muita utilidade....para os PPCIRA( ex-CCIH) e para cada um de nós.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar