domingo, 8 de setembro de 2013

5 Coisas que podes fazer para Melhorar a Segurança

Quantas vezes passamos por um local na nossa instituição e identificamos algo que poderia ser melhorado ou que está danificado? Provavelmente imensas vezes! E quantas vezes damos o próximo passo - fazer algo para que isso mude? Provavelmente poucas vezes ou quase nunca. (Não,“resmungar” não conta).

5 Coisas que podemos fazer?

  1. Registar o que se encontrou. Hoje em dia, com a tecnologia dos smartphones todos temos uma câmara fotográfica connosco a todo o momento. Podemos simplesmente tirar uma fotografia do que encontramos para não nos esquecermos.
  2. Informar a pessoa/serviço responsável pela mudança/reparação. Certamente que existe alguma pessoa ou algum serviço responsável pela manutenção na tua Instituição que deve ser informada da falha detectada. Não podemos partir do principio de que provavelmente já sabem ou alguém irá dizer-lhes. Isso não é assumir a responsabilidade de querer mudar algo.
  3. Informa o Responsável do Serviço. Se a falha detectada é da responsabilidade de um Serviço, informa primeiro o responsável desse Serviço. É possível que ele já saiba e tenha já tomado medidas. Se não o tiver feito, e se a abordagem for correta, ele irá agradecer-te o teu contributo.
  4. Tens de ser Persistente. Existem situações que exigem persistência. Quando o problema é numa área comum (p.ex: Uma porta de acesso às escadas do edifício, um W.C. de uma área comum; as cadeiras num corredor de passagem) a persistência será um fator determinante. Esta terra de ninguém é território prospero para a existência de falhas que ninguém controla. Temos de ser os olhos da instituição se queremos realmente fazer a diferença.
  5. Como "Eu" faço. Termino com um exemplo do que faço. Quando encontro algo que não está bem, informo o responsável desse serviço (de forma respeitosa, deixando claro que apenas quero ajudar). Se a falha for numa zona comum, tento sempre obter uma imagem que anexo a um email (com o Ipad é muito fácil) dirigido ao responsável pela manutenção, com uma descrição do que encontrei e solicitando a sua intervenção. Até agora tem resultado sempre.
Pergunta: Como fazes quando encontras algo que necessita de intervenção/manutenção na tua instituição?

Sem comentários:

Enviar um comentário